O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), destinou na tarde desta segunda-feira (15) um pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.
Tarcísio faria uma viagem nesta segunda para Brasília, mas foi cancelada. Agora, o governador de São Paulo deseja visitar a capital federal amanhã (16), caso o seu pedido seja aceito.
Segundo fontes, a viagem seria para articular apoios com o intuito de fortalecer o pedido de anistia de Bolsonaro e das outras pessoas envolvidas nos atos golpistas do 8 de janeiro. No entanto, Tarcísio analisou que talvez não exista mais movimentos políticos viáveis para avançar com essa pauta.
Visita a Bolsonaro
No pedido destinado ao STF, Tarcísio se refere a Bolsonaro como “amigo ora recluso” e menciona que já teve pedido de autorização de visitação deferido no dia 7 de agosto.
A autorização depende exclusivamente do ministro Alexandre de Moraes, que também recebeu pedidos de outros aliados do ex-presidente.
Bolsonaro condenado
O Supremo Tribunal Federal fixou em 27 anos e 3 meses a pena de Jair Bolsonaro, condenado pelos cinco crimes pelos quais foi acusado na ação penal da trama golpista.
A sugestão de Moraes foi acompanhada pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.