Fevereiro

Deputados aprovam PEC que regulamenta reeleição da Mesa Diretora na ALPB; veja como votaram

Com 29 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em primeiro turno, na manhã desta terça-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que regulamenta sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembleia.

O texto agora traz, no art. 49, parágrafo 4º, que “a Assembleia Legislativa reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano subsequente das eleições gerais, para a posse de seus membros e eleição da Mesa, para mandato de dois anos, permitida uma única reeleição ou recondução para o mesmo cargo”. A PEC havia sido apresentada por Adriano Galdino e Ricardo Barbosa.

Votam favoráveis ao texto os deputados Adriano Galdino, Anderson Monteiro, Bosco Carneiro, Buba Germano, Cabo Gilberto, Camila Toscano, Chió, Doda de Tião, Dr. Érico, Dra. Jane, Dra. Paula, Edmilson Soares, Eduardo Carneiro, Estela Bezerra, Felipe Leitão, Hervázio Bezerra, Jeová Campos, João Gonçalves, Júnior Araújo, Jutay Menezes, Manoel Ludgério, Moacir Rodrigues, Pollyanna Dutra, Raniery Paulino, Ricardo Barbosa, Tião Gomes, Tovar Correia Lima, Walber Virgolino e Wilson Filho.

Já os contrários foram Branco Mendes, Inácio Falcão e Taciano Diniz. Por último, a deputada Cida Ramos se absteve e Anísio Maia não participou da votação.

Posteriormente, a Casa votou a matéria em segundo turno, que também foi aprovada, dessa vez com 27 votos favoráveis, dois contrários e sete abstenções.

Na prática, a decisão permite que o atual presidente, Adriano Galdino, possa disputar mais uma vez a presidência da casa, já no primeiro biênio da próxima legislatura.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba