Robô turmalina

AS PIORES: Saiba quem são as dez cidades paraibanas menos transparentes segundo o TCE-PB

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Dando continuidade ao levantamento do Polêmica Paraíba divulgado no início desta semana, que mostrou, junto a dados do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), os municípios mais transparentes da Paraíba, desta vez serão mostrados os que obtiveram as menores notas segundo a plataforma.

Os dados em questão são obtidos pelo robô Turmalina, que trabalha diariamente durante a noite analisando os portais da transparência de todas as cidades paraibanas, aplicando filtros desenvolvidos pelo TCE-PB, para, a partir deles, classificar o site em questão como mais ou menos transparente.

São nove categorias, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias. Esses parâmetros de avaliação são: Instrumentos de Planejamento (30 pontos); Processos Licitatórios (150 pontos); Contratos (40 pontos); Convênios (45 pontos); Receita Orçamentária (45 pontos); Receita Extraorçamentária (15 pontos); Despesa Orçamentária (120 pontos); Despesa Extraorçamentária (50 pontos); e Pessoal (50 pontos).

Somando todas as categorias, cada município pode receber até 545 pontos, a depender da disponibilidade ou não desses dados acima citados. O robô trabalha fiscalizando todos os 223 portais diariamente verificando essa facilidade ou não de se obter tais informações.

Tendo como referência esta sexta-feira (31), 84 municípios estão zerados segundo a avaliação do robô Turmalina. No entanto, para este levantamento, serão considerados os dez municípios com as menores notas em seus respectivos portais da transparência, excluindo quem está com nota zero. Confira:

130º lugar: Sossêgo

A cidade de Sossêgo está na 130º posição entre os 223 municípios, mas é a décima pior nota entre os que pontuaram. Com apenas 45 pontos (8,26% dos pontos possíveis). O município completou os requisitos para a categoria Convênios, mas zerou todos os demais.

131º lugar: Cajazeirinhas

Cajazeirinhas aparece na sequência, tendo somado os mesmos 45 pontos. Coincidentemente, assim como Sossêgo, o município teve pontuação máxima no quesito Convênios, mas zerou todo o restante.

132º lugar: Triunfo

Triunfo tem a mesma pontuação que Cajazeirinhas e Sossêgo, 45 pontos, pelos mesmos critérios: pontuação máxima em Convênios, mas todas as demais categorias zeradas.

133º lugar: Barra de São Miguel

Barra de São Miguel é mais um município que obteve todos os pontos possíveis no tópico Convênios, mas zerou nos demais. Assim, tem os mesmos 45 pontos que os três municípios anteriores.

134º lugar: Monte Horebe

O padrão se repete também com Monte Horebe. O município somou 45 pontos, todos eles obtidos da avaliação perfeita na categoria Convênios. O restante, no entanto, está zerado.

135º lugar: São José de Piranhas

São José de Piranhas está na sequência, com os mesmos 45 pontos obtidos assim como os municípios anteriores. Igual a eles, a pontuação foi obtida no tópico Convênios. Todas as demais categorias tiveram pontuação zero.

136º lugar: Sumé

Assim como todas as anteriores, a cidade de Sumé somou 45 pontos, provenientes da categoria Convênio, onde obteve pontuação máxima. Todas as demais categorias tiveram nota 0.

137º lugar: Caldas Brandão

Caldas Brandão é a primeira cidade desta lista com uma nota menor que as anteriores. O município obteve 40 pontos (7,34%). O seu portal da transparência obteve 30 dos 150 pontos possíveis na categoria Licitações e 10 de 40 possíveis em Contratos. Todas as demais obtiveram nota 0.

138º lugar: Pilõezinhos

O município de Pilõezinhos é o penúltimo da lista, tendo obtido 40 pontos na avaliação do Turmalina. A cidade obteve todos os seus 40 pontos da categoria Pessoal. Todas as demais ficaram zeradas.

139º lugar: Baraúna

Última cidade a pontuar segundo o Turmalina, Baraúna somou 30 pontos (5,50%) na última avaliação. Seus pontos vieram de uma avaliação na categoria Planejamento. Todas as demais tiveram 0 pontos.

Veja:

Foto: Reprodução/TCE-PB

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba