pleito plurinominal

ELEIÇÃO DA LISTA TRÍPLICE DO MPPB: João Azevedo adianta que escolha não pode recair em mais votado - ENTENDA

Promotores e procurados irão escolher entre Francisco Seráphico da Nóbrega, João Geraldo, Antônio Hortêncio Rocha e Francisco Bergson, sendo o primeiro nome, o atual procurador-geral e candidato à reeleição

Integrantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) vão votar, nesta segunda-feira (29), os nomes da sua lista tríplice para procurador-geral de Justiça. Promotores e procurados irão escolher entre Francisco Seráphico da Nóbrega, João Geraldo, Antônio Hortêncio Rocha e Francisco Bergson, sendo o primeiro nome, o atual procurador-geral e candidato à reeleição. A votação acontece das 8h às 16h.

Logo após a votação, os nomes serão encaminhados ao governador João Azevêdo (PSB), que indicará um, entre os três mais votados para o cargo. Tradicionalmente, o nome mais votado é o escolhido pelo chefe do Executivo estadual, porém, o socialista citou em entrevista que ainda não tinha nenhuma posição tomada a respeito sobre a indicação.

“Vou aguardar a formação da lista tríplice. É praxe. Na maioria das vezes é escolhido o mais votado, mas vou aguardar”, afirmou o governador.

Sobre o processo

Ao todo, 211 integrantes do Ministério Público da Paraíba, entre promotores e procuradores de Justiça, estão aptos a participar da eleição plurinominal, em que cada membro poderá escolher até três candidatos.

A votação acontece com a ajuda do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que cedeu urnas para realização do pleito. Três urnas foram lacradas, sendo duas delas eletrônicas (uma de contingência) e uma de pano (que só será usada em caso de falha das duas primeiras).

O lacre das urnas foi feito na sexta-feira (26) pela comissão eleitoral. O governador disse em entrevista à CBN João Pessoa em junho que ainda não tinha fechado posição sobre a escolha em relação a nomear o procurador mais votado da lista tríplice.

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba com Portal WSCOM
Créditos: Polêmica Paraíba