Eleições 2024

ENQUETE POLÊMICA PARAÍBA: caso as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Areia? - PARTICIPE

É importante lembrar aos leitores e internautas que o levantamento não tem caráter científico e não pode de maneira alguma ser divulgado ou compreendido como pesquisa eleitoral.

ENQUETE POLÊMICA PARAÍBA: caso as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Areia? - PARTICIPE

Faltando alguns meses para as eleições municipais de 2024, que acontecem em 06 de outubro em todo o Brasil, nos bastidores da política paraibana circulam dois nomes para disputar a prefeitura de Areia, na Paraíba.

A atual prefeita, Silvia Cunha Lima, vai em busca da reeleição para comandar mais uma vez a cidade. Em 2020, ela obteve 53,25% dos votos válidos, contra 44,38% do seu adversário João Francisco.

Sua vitória foi resultado de uma aliança entre seu esposo, o ex-prefeito Dr. Elsinho, e o deputado Tião Gomes, que na época retirou a candidatura de sua filha Aparecida, praticamente entregando a eleição para a Dra. Sílvia. Porém, atualmente, a prefeita encontra-se distante do deputado Tião. Em 2022, os dois anunciaram o rompimento de uma aliança duradoura. Segundo informações de bastidores, o motivo seria o fato da prefeita e de seu grupo terem aderido a Veneziano Vital do Rêgo (MDB) às vésperas da eleição, enquanto Tião Gomes defendeu a reeleição de João Azevêdo (PSB) desde a pré-campanha.

O ex-prefeito João Francisco tem sido apontado como um dos nomes mais fortes na oposição. João conquistou uma votação expressiva e uma vitória significativa ao disputar as eleições de 2016 ao lado de Marília Perazzo, mãe do ex-prefeito Dr. Elsinho.

No entanto, em 2020, mesmo desfrutando de boa aprovação popular, João optou por não manter a mesma chapa vitoriosa de 2016. Insistiu em formar uma chapa pura, escolhendo pessoalmente Hélio Lima como seu vice, que até então ocupava o cargo de secretário da gestão.

Contudo, devido à falta de poder de articulação e ao estilo peculiar de tratar as pessoas, João perdeu a reeleição. A união entre os grupos liderados por Tião e Elsinho também contribuiu para esse resultado.

Outra pré-candidata é a filha de Tião Gomes, Aparecida Gomes, que se filiou ao PSB para a disputa. Em 2016, Aparecida concorreu como candidata a vice-prefeita na chapa de reeleição de seu tio, porém sem sucesso. Já em 2020, optou por retirar sua candidatura em um momento crucial, unindo-se a Dra. Silvia para derrotar o ex-prefeito João Francisco. Essa aliança, considerada histórica, perdurou até o fim das eleições estaduais de 2022, quando o grupo da prefeita não retribuiu o apoio que recebeu do grupo liderado pelo deputado Tião em 2020, resultando em uma votação muito abaixo do esperado para o parlamentar.

Um nome que corre por fora, mas que tem apoio na cidade, é o do empresário Mano Motos. Ele é recém-chegado no mundo da política, e possui prestígio no bairro da Jussara, o maior bairro da cidade. Em 2020, ele ajudou a eleger dois vereadores com votações expressivas. Já em 2022, seus candidatos obtiveram uma votação satisfatória no município, elevando o nome de Mano como uma liderança política em Areia.

Mano conta com o apoio de algumas figuras políticas, como o deputado estadual Fábio Ramalho, o senador Efraim Filho e o ex-deputado federal Julian Lemos, além dos vereadores Sérgio do Bar e Nelma Carneiro, bem como outras lideranças locais. Caso não saia como candidato direto, ele pode ter o nome envolvido como vice-prefeito em alguma chapa.

Caso as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito (a) de Areia?

Esta votação foi encerrada (since 10 dias).

A votação para esta enquete se encerra na manhã da próxima segunda-feira (13/05).

É importante lembrar aos leitores e internautas que o levantamento não tem caráter científico e não pode de maneira alguma ser divulgado ou compreendido como pesquisa eleitoral.