novo presidente do STF

Dias Toffoli vai propor acabar com feriados exclusivos do Judiciário

Magistrado, que enviará proposta ao Congresso, assumirá a presidência do STF no dia 13 de setembro

O ministro do STF Dias Toffoli

O ministro Dias Toffoli, que assumirá a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 13 setembro, enviará ao Congresso propostas para acabar com os feriados que só existem para o Judiciário.

TRIO

Pelo menos três deles devem ser extintos: o de 11 de agosto, em comemoração ao Dia da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, o de 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, e a Quarta-Feira Santa —para juízes federais, a Páscoa começa neste dia da semana e vai até domingo.

DEBATE

O magistrado está dialogando com entidades de classe para um acordo em torno da medida. O fim das férias duplas para magistrados também está em estudo.

MARTELO…

O desembargador Souza Meirelles, do Tribunal de Justiça de São Paulo, condenou a Camargo Corrêa por improbidade administrativa. Ele também proibiu a construtora de firmar contratos com o poder público e de receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

…BATIDO

A construtora foi acusada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo de ter cometido irregularidades durante a obra de drenagem e remodelação da ligação da rodovia Padre Manoel da Nóbrega na cidade de Praia Grande.

OUTRO LADO

A Construtora Camargo Corrêa informa que está recorrendo da decisão.

PARA DEPOIS

O MPD (Ministério Público Democrático), que reúne promotores e procuradores de todo o país, adiou o congresso que faria na Uninove (Universidade Nove de Julho) em setembro.

PARA DEPOIS 2

A entidade foi surpreendida pela divulgação de que o reitor da instituição havia sido investigado por corrupção —justamente um dos assuntos que vai debater.

NOVO ENDEREÇO

O evento foi remarcado para o dia 26 de novembro, em outro local.

O 6º Congresso Nacional discutirá “O Ministério Público e a Sociedade – 30 anos da Constituição Cidadã”.


VIDA LONGA

A atriz Fernanda Montenegro recebeu amigos na noite de lançamento de sua fotobiografia, na sexta (10), no Sesc Consolação. Os também atores Lima Duarte, Laura Cardoso, Juca de Oliveira e Marcos Caruso estiveram lá. O médico Drauzio Varella e o dramaturgo Zé Celso compareceram.


SURPRESA

A ex-procuradora Eloisa Arruda diz ter ficado “surpresa” com a sua exoneração do cargo de secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, na quinta (9). O prefeito Bruno Covas a substituiu por Berenice Maria Giannella, ex-diretora da Fundação Casa. “Fiquei sabendo por meio de um assessor”, afirma Eloisa.

TROCA

A demissão ocorreu em meio a uma indefinição no cargo de coordenador de políticas para LGBTI, ligado à pasta. Eloisa afirma que pediu a substituição do atual ocupante do posto, Ivan Batista, por Marcos Freitas. Mas as mudanças não foram oficializadas pela prefeitura.

SATISFAÇÃO

Movimentos como a Associação da Parada do Orgulho LGBT assinaram uma carta apoiando Eloisa. A prefeitura diz que “as trocas de cargos de confiança são prerrogativas do prefeito”.

MARIA MARIA

Milton Nascimento vai gravar um especial para a televisão com releituras de 18 dos seus maiores sucessos. O programa será exibido em cinco episódios no Canal Brasil.

MICROFONE

Duas conselheiras se retiraram da reunião do Condephaat, órgão estadual de patrimônio, na segunda (13). Elas reclamaram que o presidente da entidade encaminhou um parecer para votação sem ter passado a palavra aos conselheiros, como prevê o regimento interno do órgão.

ERRO MEU

Estava em pauta a revisão do tombamento do chamado quadrilátero da saúde, que compreende, entre outras instituições, a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas. O presidente do Condephaat, Carlos Augusto Faggin, diz que errou e que na próxima reunião irá anular a votação.

NA BATUTA

A peça “Concerto para João” estreou na sexta (10), no Teatro Faap. Inspirado na vida do maestro paulistano João Carlos Martins, o espetáculo tem direção de Cassio Scapin e reúne os atores Rodrigo Pandolfo e Michelle Boesche no elenco.


CURTO-CIRCUITO

Galeria Millan inaugura a exposição com obras de Lenora de Barros. Nesta terça (14), às 17h.

Começa hoje a feira de aviação executiva Labace 2018. No aeroporto de Congonhas.

O cirurgião Diego Gonzales Rivas dá aula no Hospital Paulistano. Na quinta (16) e na sexta (17).

Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings abre hoje a primeira Brasilshop Feira de Negócios, que segue até quinta (16), no São Paulo Expo.

Fonte: UOL
Créditos: MÔNICA BERGAMO, BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO