Segurança Pública

VEJA VÍDEO: Especialistas debatem o desarmamento e segurança pública na realidade brasileira

O jornalista e apresentador Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta quarta-feira(21) quatro especialistas sobre desarmamento para debaterem a mais recente tragédia com armas de fogo que ocorreu nos Estados Unidos e o sempre ativo debate sobre a legalização do porte de armas para a população brasileira.

O jornalista e apresentador Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta quarta-feira(21) quatro especialistas sobre desarmamento para debaterem a mais recente tragédia com armas de fogo que ocorreu nos Estados Unidos e o sempre ativo debate sobre o porte de armas de fogo para a população brasileira. Os debatedores discorreram sobre a realidade vivida pelo Brasil e quais seriam os fatores que causariam as altas taxas de homicídio por armas de fogo no Brasil.

Iniciando o debate Almir Laureano, representante da ONG desarma Brasil, apontou que o Brasil e os EUa não poderiam ser comparados diretamente devido fatores históricos e econômicos dos dois países. Opinião da qual concordou Fábio Cabral, representante da Ordem dos  Conservadores grupo paraibano que dentre outras pautas lutam pela legalização do porte de armas, para ele caso fosse necessário se comparar o Brasil com algum outro país que o comparem com os outros países latino-americanos que possuem realidades muito mais próximas da nossa nação.

Com um ponto muito comum entre si em suas visões, os debatedores concordaram que a situação existente no Brasil é única e não poderá se alcançar uma solução buscando modelos que já funcionaram em outros países. O Capitão da Polícia Militar do Estado da Paraíba Delonix Vasconcelos assim como Fábio Cabral apontou um posicionamento pró-porte legal de armas defendendo que a posse legalizada e regulamentada de armas de fogo poderá ser um caminho para diminuir a sensação de insegurança existente dentre a população comum.

Por sua vez o policial civil Geraldo Amorim uniu-se a Almir Laureano com uma postura contrária a legalização do porte de armas para a população e usou como exemplo sua própria realidade onde mesmo possuindo direito de portar uma arma ele prefere andar desarmado por acreditar que no dia-a-dia uma arma de fogo não lhe garantiria uma segurança maior.

Os quatro especialistas também comentaram a recente intervenção militar que deverá ocorrer no estado do Rio de Janeiro para combater a grave onda de violência que assola a cidade. Os quatro especialistas mantiveram um discurso muito parecido dentre si de desconfiança em relação a efetividade que esta ação realmente terá em relação ao combate do crime na cidade.

Em seguida Geraldo morim reforçou que a crescente violência no Brasil é um reflexo da ausência da presença do poder público junto a população e também da forma que os policiais no Brasil são tratados pelos governantes. Ele aponta para a situação de sucateamento que as polícias passam no Rio de Janeiro em muitos outros estados brasileiros.

 

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1647672978621303/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba