Clima quente na política

SUCESSÃO MUNICIPAL: em Solânea, Kaiser Rocha deve disputar reeleição contra Beto Brasil e desejo de 'mudança' da oposição

A cidade de Solânea, no Curimataú paraibano, é o destaque deste domingo (13) da sucessão municipal.

A cidade de Solânea, no Curimataú paraibano, é o destaque deste domingo (13) da sucessão municipal. O município compõe um grupo de cidades paraibanas que são conhecidas por seu clima agradável na maior parte do ano, mas tem na política altas temperaturas independentemente da estação.

Solânea é administrada atualmente pelo prefeito Kaiser Rocha (DEM), eleito em 2016 com 53,96% dos votos válidos. Naquele ano, ele venceu Giseliane Azevedo, que concorreu pelo PSD e obteve 41,97% da votação. Três anos depois, a configuração política municipal já sofreu mudanças.

Disputa em 2020

Antes da disputa de 2016, Kaiser havia sido candidato a prefeito nos anos de 2004 e em 2008, sem êxito, e se elegeu vice-prefeito na chapa de Beto Brasil (PPS) em 2012. Eleito em 2016, o gestor construiu sua base de apoio e será candidato a reeleição. Ele conta com o apoio expresso do seu partido, o DEM. Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o deputado federal Efraim Filho destacou que Kaiser receberá apoio “total, irrestrito e absoluto” em 2020.

Pela oposição, alguns partidos já se articulam para entrar na disputa. Beto Brasil, ex-aliado do atual prefeito, é um dos nomes lembrados. Ele já governou a cidade por três vezes e tem focado seu discurso na ideia de união das oposições contra a atual administração.

Mas, se depender de outros nomes da oposição, essa união não existirá. Um dos nomes cotados para a disputa é o do presidente do diretório municipal do MDB, Walter Júnior, que foi candidato a vice-prefeito nas eleições 2016, na chapa da ex-vereadora Giseliane Azevedo. Ele também foi candidato a deputado federal pelo partido em 2018.

Em entrevista ao Polêmica Paraíba, Walter adotou o discurso de ‘mudança’ e disse que pode contribuir com o desenvolvimento da cidade. “A cidade está parada, e nós representamos a verdadeira oposição, as novas ideias que a cidade precisa. Continuamos nessa luta de discutir o que é melhor para o nosso povo”, considerou.

Já o presidente do PT local, Edvan Barbosa da Silva, também sinaliza que o partido pode entrar na disputa. A sigla poderá ter como candidato o vereador Jota do Sindicato, que também faz oposição à atual gestão. Por fim, não se pode deixar de citar a influência política do deputado estadual Tião Gomes (Avante), que já sinalizou que deve apoiar um nome oposicionista para a disputa.

A sucessão municipal em Solânea promete esquentar o clima da cidade em 2020.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba