Disputa antecipada

SUCESSÃO MUNICIPAL: conheça os nomes que podem disputar a prefeitura de Santa Rita em 2020

O município da região metropolitana ainda vive o rescaldo de uma crise que começou no ano de 2012, com a eleição de Reginaldo Pereira, e abalou a administração municipal

Foto: pretensos pré-candidatos à Prefeitura de Santa Ria

A legislação estabelece que a campanha eleitoral nas cidades só começa no segundo semestre do próximo ano, mas assim como em outros municípios paraibanos e brasileiros, em Santa Rita os partidos já se articulam para lançar nomes que devem disputar a prefeitura. O município da região metropolitana ainda vive o rescaldo de uma crise que começou no ano de 2012 e abalou a administração municipal, após a eleição de Reginaldo Pereira e do vice Netinho.

O atual prefeito da cidade, Emerson Panta, deve disputar a reeleição. O gestor, que pegou a prefeitura em estado de caos administrativo e o município com lixo nas ruas, salários atrasados e problemas fiscais, aos poucos foi imprimindo seu estilo de governar. Mas os santa-ritenses continuam a enfrentar algumas dificuldades, sobretudo na área da infraestrutura. No próximo ano, a missão de Panta será mostrar que avançou em algumas áreas e tentar convencer o eleitorado de que quer mais quatro anos de mandato para concluir o que ainda não foi feito. Há na cidade uma interrogação sobre o futuro partidário de Panta, atualmente filiado ao PSDB.

O prefeito pode ter um adversário com mesmo sobrenome em 2020. Aponta-se-se que Flávio Panta, primo do atual gestor, pode ser candidato. Ele confirmou que está sendo procurado por lideranças políticas da cidade, mas ressaltou que ainda está nas fases de conversas. Ele não descartou entrar na disputa. “Algumas pessoas me procuram, vereadores, falam da conjuntura política atual e meu nome está sendo ventilado nesse contexto. Não se pode construir nada sozinho. No tempo hábil iremos amadurecer a ideia e quem sabe colocar nosso nome à disposição”, disse.

O prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito (PSD), é apontado como um dos nomes da oposição que são pré-candidatos na cidade. Ele já sugeriu a intenção de disputar a prefeitura municipal, mas ainda estuda se a legislação eleitoral permite ou não uma candidatura no município. Pedrito foi eleito e reeleito prefeito da cidade vizinha, o que na prática impediria um terceiro mandato na mesma função.

“Dependemos das questões jurídicas, não havendo impedimento, tenho o desejo sim, a razão, é um imenso vácuo deixado pela gigante rejeição do atual prefeito. (…) Minha família paterna é de Santa Rita, meu pai já foi vereador, e corre sangue político em minhas veias que não me deixam esquivar-me de qualquer batalha. Continuo no PSD, eventualmente candidato pelo mesmo”, explicou Pedrito.

Outro nome da oposição que é lembrado no círculo político da cidade é o ex-vereador João Júnior, presidente do PSB municipal. Ele foi vereador, mas não conseguiu se reeleger no ano de 2016. Dessa vez, João Júnior é apontado como candidato socialista e poderá levar para Santa Rita o discurso da gestão estadual, tendo como vozes maiores o ex-governador Ricardo Coutinho e o atual, João Azevedo. Ele não atendeu as ligações do Polêmica Paraíba para confirmar se tem a intenção de disputar a prefeitura.

O ex-vereador e economista Adones Júnior também é pré-candidato na cidade. Ele foi candidato a prefeito nas eleições de 2012, ficando em segundo lugar com 29 mil votos. Em administrações passadas ele já exerceu a função de coordenador de Planejamento da Prefeitura Municipal de Santa Rita e de secretário da Educação. Se candidato, ele deseja entrar na disputa pelo PSB. “O que nos move é a história de trabalho que temos pela cidade (…) Hoje a administração de Panta, de forma muito precária, não disse para que veio, e temos dar opções para a população”, ressaltou.

Outro nome apontado como futuro candidato, é o doutor Juca. Em 2014, ele concorreu a uma vaga na Assembleia, tendo obtido 8.897 votos. Na eleição de 2016, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Zé Paulo, e em 2018 foi candidato a deputado federal, obtendo 11 mil votos. Ao Polêmica Paraíba, no entanto, ele negou que vá ser candidato em 2020. “No momento eu tenho outras pretensões para minha vida (…), mas eu tenho minha vida em Santa Rita e no tempo oportuno vamos apoiar um nome, sem pretensões de cargo”, resumiu.

O ex-deputado estadual Zé Paulo (PT) é outro que pode entrar na disputa. Em 2016, ele foi candidato a prefeito na cidade, ficando em segundo lugar, com 18 mil votos, sendo derrotado por Emerson Panta. Em 2018, Zé Paulo tentou a reeleição para a Assembleia Legislativa da Paraíba, mas acabou não se reelegendo. Além dele, outro nome do Partido dos Trabalhadores que é apontado como possível candidato, é o do vereador Sebastião do Sindicato. Ambos não atenderam as ligações da reportagem. Um fato curioso, é que nesta sexta-feira (24), Zé Paulo se encontrou com Emerson Panta, apontando para uma possível aliança no próximo pleito.

A atual presidente do Democratas em Santa Rita, Joelma Pedro, também é apontada como candidata. Ela nunca exerceu cargos eletivos na cidade, mas tem uma atuação social no município, e é medica.  “Temos sim a pretensão de concorrer a majoritária em Santa Rita. A ideia partiu da necessidade de Santa Rita ter uma representação política voltada para o desenvolvimento da cidade”, enfatizou.

Quem também deverá ser candidato é o ativista Valdir Lima (PSOL). Ele já foi candidato a prefeito nas últimas eleições e deseja ser candidato para apresentar uma postulação mais à esquerda entre os demais candidatos. “O PSOL se propõe a fazer essa retomada de candidaturas e dar às pessoas a oportunidade de votar em quem representa os anseios populares”, ponderou.

Apesar das projeções e articulações, todo esse cenário pode mudar caso o Congresso Nacional aprove o Projeto de Emenda à Constituição 56/2019, que unifica as eleições no país e estende o mandato dos atuais prefeitos até o ano de 2022. Prefeitos de todo o Brasil pressionam para que a medida seja aprovada pelos parlamentares.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba