Eleições

SISCONTA: Procuradora regional eleitoral da PB apresenta novo sistema de identificação de candidatos 'ficha suja' e 'conta suja'

A recém-empossada procuradora regional eleitoral da Paraíba, Acácia Suassuna, promoveu reunião virtual na última sexta-feira (19), com o procurador regional eleitoral substituto, Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto e cerca de 30 promotores eleitorais do estado para apresentar o novo Sistema de Investigação de Candidaturas e de Contas Eleitorais (Sisconta) do Ministério Público Federal (MPF).

A apresentação foi feita pelo secretário-executivo da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) em Brasília, Lucas Renan Silva. Junto da apresentação, os promotores puderam sanar suas dúvidas acerca do sistema.

A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar os membros do Ministério Público Eleitoral na identificação de candidatos inelegíveis (os chamados ‘ficha suja’), de possíveis irregularidades na arrecadação ou gastos durante a campanha eleitoral (os chamados ‘conta suja’) e de candidatos que receberam doações irregulares para o financiamento de campanhas.

Além da apresentação do Sisconta, Acácia aproveitou o primeiro encontro como nova procuradora regional para expor algumas rotinas administrativas e para discutir ofícios circulares distribuídos desde que tomou posse.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba