CPI investiga o Governo

Senadores vão ao STF para obrigar Rodrigo Pacheco a instalar CPI da pandemia

Coordenado pelo senador Randolfe Rodrigues e subscrito por outros 30 parlamentares, o requerimento está parado até aqui

Desde fevereiro, foi protocolado no Senado Federal um pedido de instalação de uma CPI para investigar a atuação do Governo Federal na pandemia. Coordenado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e subscrito por outros 30 parlamentares, o requerimento está parado até aqui. Agora, os senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, ambos do Cidadania, apresentaram um mandado de segurança com pedido liminar ao Supremo Tribunal Federal pedindo que a Corte determine a instalação da CPI. As informações são do Congresso Em Foco.

“Cerca de quarenta dias após a eleição e posse do atual presidente do Senado não houve qualquer andamento ou adoção de medida no sentido de providenciar a instalação da CPI. Até a presente data o requerimento sequer foi dado como lido, razão pela qual ainda não consta no sistema do Senado qualquer tramitação referente à CPI em comento”, argumentam Kajuru e Alessandro Vieira.

Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que “a CPI da Covid não é necessária neste momento”. Ele argumentou que a busca por culpados vai ocorrer, mas disse que a prioridade é focar na vacinação contra a doença:

“A CPI está requerida, será analisada, mas não a entendemos nesse momento como necessária para resolver o problema da vacinação e do acesso à saúde dos brasileiros. A busca por culpados é importante, ela está acontecendo e vai acontecer. O mais importante nesse momento é a busca de solução. Se precisar apontar culpados em eventuais problemas havidos no enfrentamento da pandemia, vamos apontar, mas, no momento, precisamos de vacina”, afirmou.

Eleito com o apoio de Jair Bolsonaro, Pacheco não tem prazo para dar andamento ao pedido protocolado pelos senadores.

Fonte: Congresso Em Foco
Créditos: Polêmica Paraíba