Avaliação

Ruy diz que palanque da oposição não deve ser exclusivo de Bolsonaro, rechaça união com Coutinho e revela que Cássio lidera pesquisas para o Senado

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (19), o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) confidenciou que o nome do ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) tem aparecido em primeiro lugar em pesquisas internas para o Senado. Ruy Carneiro também falou da possibilidade do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) em participar da oposição estadual, e disse que o palanque da oposição deve ser aberto a todas as frentes presidenciáveis, e não exclusivamente ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O primeiro tópico da entrevista foi sobre a aprovação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, que entre vários pontos, prevê a ampliação dos recursos para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o fundo eleitoral, de R$ 2 bilhões para mais de R$ 5,7 bilhões. Ruy disse ser contrário ao aumento no atual momento de pandemia.

“Não votei no passado, não votaria no presente, deve voltar à Câmara e não votarei no futuro”, disse. Ruy não participou da votação pois está de licença. O deputado suplente Leonardo Gadelha (PSC), que o substitui interinamente, votou a favor.

“Eu não vou constranger voto de ninguém. Cada um é dono da sua consciência, vota em quem quer e não estou aqui constrangendo os parlamentares que votaram a favor”, respondeu o parlamentar ao ser questionado sobre o voto favorável de seu suplente.

Avaliação de Cícero Lucena

Para Ruy, que concorreu à prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2020, a gestão do prefeito Cícero Lucena (PP) erra em alguns pontos na área de saúde, principal tema de qualquer gestão neste momento, na sua concepção.

O tucano citou dois pontos que considera erros da gestão Cícero: o tratamento da prefeitura a pacientes com sequelas oriundas da Covid-19, que em sua visão, está em falta; e o aumento na fila para outras cirurgias eletivas que foi causado pela dedicação dada ao tratamento contra a Covid, citando uma falta de um “mutirão da saúde”. Ruy, no entanto, reconheceu o empenho da prefeitura municipal na vacinação contra a doença.

“Não é só vacinar. Vacinar é importantíssimo, é indiscutível. Mas esses dois outros pontos são importantíssimos e eu não vejo nada por parte da prefeitura a respeito disso”, concluiu.

Eleições 2022

Perguntado se é candidato ao governo estadual em 2022, Ruy Carneiro disse que, a preço de hoje, é candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Em leitura do cenário político estadual, Ruy diz ser mais benéfico para a oposição paraibana ter um palanque unido em um candidato, que hoje gira em torno do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD). Para ele, esse palanque no entanto precisa estar aberto na posição de presidente da República, e não vinculado ao presidente Jair Bolsonaro.

“Palanque da oposição é o palanque da diversidade, onde todos têm que se sentir bem acolhidos. Se você é da oposição e seu partido tem um candidato a presidente, é legítimo que você trabalhe para o candidato da oposição e no seu candidato a presidente, sem exclusões”, disse.

“Não podemos constranger aliados por uma eleição nacional. Tenha certeza que assim será o palanque da oposição”, afirmou. Ruy disse ainda que essa opinião é compartilhada por mais integrantes do grupo de oposição.

Ricardo Coutinho 

Ruy Carneiro também foi questionado se haveria espaço para o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) no grupo de oposição ao governador João Azevêdo (Cidadania). Ruy respondeu que não, pois, em sua visão, Coutinho é o “símbolo maior” da Operação Calvário.

“Vou responder por mim mas acho complicado porque Ricardo Coutinho é o símbolo maior da Operação Calvário, que também envolve outros membros do governo e recentemente em um debate da eleição municipal eu disse que estava constrangido naquele debate com a sua presença. E de lá para cá, a situação só piorou. Eu continuo constrangido com qualquer participação dele em uma eleição. Não subiria em um palanque com ele”, afirmou.

Cássio Cunha Lima

Comentando sobre as várias possibilidades de nomes que podem integrar a chapa majoritária de oposição, Ruy Carneiro disse que Cássio Cunha Lima tem participado das reuniões da oposição e que o nome do ex-governador e ex-senador tem aparecido em pesquisas internas do grupo, tendo inclusive aparecido em primeiro lugar para o Senado. Na sua avaliação, é um bom nome para disputar o posto.

“Estão se fazendo pesquisas e o nome dele aparece. Inclusive para o Senado aparece em primeiro. Saber se ele quer participar do processo eleitoral, é uma coisa, mas que ele está apto a participar do processo, é real”, respondeu.

Marcelo Queiroga

Ruy Carneiro também comentou que, em conversas recentes com o ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, o mesmo tem dito que não pretende participar do processo eleitoral do próximo ano, ao contrário do que divulgou o jornal O Globo nesta segunda-feira ao dizer que o Planalto avalia o nome de Queiroga para disputar o governo do estado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba