Saiba quem

Raniery Paulino detalha articulação do MDB para 2022 e revela conversas com dois deputados federais: "Fiz o convite"

"Existe vários contatos com tantos colegas, com companheiros de outros partidos, que podem vir a se filiar ao MDB"

Após viver alguns anos difíceis, com ausências em cargos Executivos e poucos representantes no Legislativo, o MDB quer voltar a ter o destaque de antes. Uma das principais siglas do país, o partido foi protagonista da cena política do estado na década de 90 e início dos anos 2000. Governou o estado com diversos nomes, mas perdeu espaço. Nos anos 2000, teve em José Maranhão seu principal líder. Agora, uma nova década começa sem Maranhão, mas com a vontade de voltar a figurar como partido central na cena paraibana.

Esse é o sentimento do deputado estadual Raniery Paulino. Em entrevista a reportagem, ele comentou a articulação para 2022 e confirmou que o partido conversa com dois nomes da atual bancada paraibana na Câmara Federal. Antes de definir a lista de candidatos às vagas em Brasília pelo partido, Raniery afirmou que é preciso esperar para saber como vai ficar a legislação eleitoral, no que diz respeito ao fim das coligações, que vigorou em 2020. Essa definição deve acontecer em outubro.

“Sobre a nominata para deputado federal, isso está se organizando. Haverá uma grande condicionante para todos os partidos políticos que é justamente se haverá ou não alteração na legislação eleitoral quanto as coligações. Se os partidos puderem coligar, talvez se mantenha o quadro que está. Se não puder coligar, os partidos grandes, como o MDB, tendem a ganhar muita força com filiações. Existem várias reuniões, vários contatos, meu e de Veneziano, com tantos colegas, com companheiros de outros partidos que podem vir a se filiar ao MDB”, declarou Raniery.

Com passagens de sucesso pelo MDB, Gervásio Maia é um dos nomes. Assim como Wilson Santiago, que está de saída do PTB. “O deputado Wilson, uma pessoa que abre páginas, Wilson Santiago Filho, passa por isso também. Deputado Gervásio tem uma sinalização também, um diálogo. Então existe aí uma perspectiva muito positiva de fortalecimento partidário nosso”, revelou Raniery.

Questionado em qual estágio as conversas estão, o deputado estadual revelou que o convite já foi feito a Wilson Filho: “Ainda são muito preliminares, né? Porque todos eles estão ligados a seus partidos. Alguns passando por instabilidade partidária e quando existe instabilidade partidária é normal que essas conversas aconteçam. Quando você tá em estável em seu partido, não, a gente respeita muito. Eu tive uma conversa com Wilson Filho, que tenho uma relação de amizade boa, próxima. Fiz o convite a ele, como fiz também já a Ricardo Marcelo. De fato, esses eu convidei”, disse o presidente da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba.

Ricardo Marcelo confirmou no mês de abril, também em entrevista a reportagem, que seu destino político deve ser o MDB e deixou em aberto a possibilidade de voltar a concorrer. Raniery comentou a articulação para outros cargos e revelou mais nomes que podem voltar a ativa: “O retorno de Ricardo Marcelo, por exemplo. André Gadelha que pode ser candidato a estadual. Entre nós temos possivelmente o deputado Quinto. Existe uma conversa”.

Quanto ao apoio à reeleição de João Azevêdo, Raniery afirma que já está encaminhado, confirmou encontros com prefeitos e com o próprio governador. Disse ainda que o partido está à disposição para colaborar com o governador, com os mandatos que possui na ALPB e no Senado:

“O partido está se organizando internamente, Veneziano, nosso presidente, está na organização partidária. A gente tem feito isso de forma muito democrática, dialogando. Tivemos reuniões internas já, como também com os prefeitos, tivemos também uma reunião por parte da nossa comissão geral com o governador João. Então, estamos nesse momento, inclusive, de organização interna, mas também se colocando à disposição da Paraíba, do governador João Azevêdo, para apoiar com a nossa estrutura partidária, especialmente com os mandatos que nós temos, na Assembleia e no Senado Federal, as ações implementadas pelo governador João Azevêdo”, detalhou Raniery.

Fonte: Samuel de Brito
Créditos: Polêmica Paraíba