Apoios

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Saiba quem são os principais cabos eleitorais de 2018 em Uiraúna

A pacata cidade de Uiraúna está no foco da 'Radiografia' desse final de semana. Situada na região de Sousa, no Alto Sertão da Paraíba, a cidade conta com 15.382 moradores e tem uma extensão de 295 km². Apesar de pequeno, o município tem disputas políticas dignas de cidades grandes.

A pacata cidade de Uiraúna está no foco da ‘Radiografia’ desse final de semana. Situada na região de Sousa, no Alto Sertão da Paraíba, a cidade conta com 15.382 moradores e cerca de 11.300 eleitores. Apesar de pequeno, o município tem disputas políticas dignas de cidades grandes.

O atual prefeito da cidade é João Bosco Nonato Fernandes, do PSDB, eleito em 2016 com 56,73% dos votos. Ele já ocupou o cargo em quatro ocasiões . O poder legislativo local é composto por 11 vereadores e 6 deles fazem parte da base de apoio do gestor municipal. Além do prefeito, a cidade tem outras lideranças que dividem a hegemonia a política local.

São lideranças expressivas o atual vice-prefeito, Segundo Santiago (PTB), além dos ex-prefeitos Geraldo Nogueira (PSD), Paulo Arthur (PSD) e Glória Jeane (PSD), e do ex-vice-prefeito da cidade, José Antônio (MDB), conhecido como Pingo D’água. São eles os principais cabos eleitorais da cidade na eleição desse ano.

Quadro em 2018

O atual prefeito, João Bosco, vota em Wilson Santiago para deputado federal e em Wilson Filho para deputado estadual. De acordo com o prefeito, a decisão de apoiar os dois para o legislativo acontece porque ambos têm trabalhado em prol da cidade. Ele vota em Lucélio Cartaxo para o Governo do Estado e em Cássio Cunha Lima e Daniella Ribeiro para o Senado. Já o vice-prefeito eleito em 2016, segundo Santiago, vota nos mesmos candidatos para a Câmara e Assembleia Legislativa, mas diverge do prefeito na disputa para o Governo do Estado, pois apoia chapa encabeçada por João Azevedo (PSB).

A maioria dos integrantes da oposição também vota em João Azevedo para o Governo do Estado e nos mesmos candidatos a deputado estadual e federal. Os ex-prefeitos Geraldo Nogueira, Paulo Arthur e Glória Jeane votam em Gervásio Maia (PSB) para a Câmara. Eles também votam em Jeová Campos para deputado estadual, com exceção da ex-prefeita Glória, que apoia Estela Bezerra (PSB).

O ex-vice prefeito José Antônio Almeida, o Pingo D’água, apoia a candidatura do senador José Maranhão ao Governo do Estado. Ele é presidente do MDB local, e confirmou que também deverá votar em Dra. Paula, primeira dama de Cajazeiras, para o cargo de deputada estadual e em Gervásio Maia para a Câmara.

Dados

Uiraúna foi emancipada politicamente em 2 de dezembro de 1953 e tornou-se um dos principais municípios do Alto Sertão da Paraíba. De acordo com o IBGE, a cidade tem por volta de 15.300 habitantes. Já as últimas estatísticas eleitorais apontam um eleitorado de cerca de 11.300 eleitores. A economia da cidade é fortemente sustentada pela atividade agrícola, especialmente na zona rural, mas também tem influência de pequenas indústrias e do comércio.

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba