Eleições 2022

PROCURA-SE ADVERSÁRIO: Confirmado, João assiste indefinição da oposição para disputar o governo em 2022

As eleições de 2022 na Paraíba começaram a ser discutidas e vividas logo após o resultado das eleições municipais de 2020. Minutos após a divulgação do resultado que elegeu Bruno Cunha Lima (PSD) prefeito de Campina Grande, ainda em primeiro turno, o seu antecessor, Romero Rodrigues (PSD) se lançou pré-candidato ao governo do estado em 2022.

Porém, a candidatura de Romero tem passado por turbulências e rumores de que não irá adiante, para que o ex-prefeito dispute uma vaga no Senado Federal. Romero, no entanto, nega esses rumores e afirma que é sim pré-candidato ao governo estadual.

Não só Romero, mas a oposição ao governador João Azevêdo (Cidadania) como um todo, passa por dificuldades em definir quem será(ão) seu(s) candidato(s). Se por um lado, não há dúvidas que João Azevêdo é natural candidato à reeleição, do outro, vários nomes já foram especulados, sem ainda haver definições.

Relembre alguns nomes que já foram especulados:

Esquerda

Agora liderada pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PT), o lado oposicionista da esquerda paraibana já teve alguns nomes especulados. Um deles seria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente estadual da sigla. Os rumores de candidatura própria aumentaram com declarações de lideranças partidárias, a exemplo do vereador de João Pessoa Mikika Leitão (MDB), que chegou a “lançar” a chapa de Vené com apoio de Cássio Cunha Lima (PSDB). Veneziano, no entanto, afirmou em entrevistas recentes que apoiará o governador João Azevêdo.

Outro nome é do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV). Nessa segunda-feira (4), Cartaxo afirmou que será candidato ao governo estadual. A duvida que resta é por qual partido. Atual presidente estadual do PV, Cartaxo recebeu recentemente convite para se filiar ao PT, partido pelo qual foi eleito prefeito da Capital em 2012. Nacionalmente, existe a possibilidade da união entre PV e Cidadania em uma federação partidária, o que poderia significar na saída de Cartaxo do PV para o PT, uma vez que a principal figura do Cidadania na Paraíba é o próprio governador.

Outro nome que tem sido especulado para disputar o governo estadual pela esquerda é o da atual vice-governadora Lígia Feliciano (PDT). Cumprindo seu segundo mandato como vice, Lígia não pode mais se candidatar ao cargo, e seu nome já foi colocado para disputar o posto de governadora pelo próprio presidente nacional do partido, Carlos Luppi. Aos poucos, Lígia tem voltado aos holofotes da política.

Centro

Vários nomes foram especulados para disputar a candidatura a governador do estado pelo espectro de Centro, principalmente apoiado pelo PSDB. Entre eles estão a senadora Daniella Ribeiro (PP), o ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que inclusive se lançou pré-candidato, mas depois retirou sua pré-candidatura para anunciar, junto com o PSDB, apoio a Romero.

Um quarto nome, e o mais “quente” nos rumores recentes, trata-se do ex-senador e ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Cássio já deixou em aberto possibilidades de candidatura, mas em nenhum momento falou em disputa ao governo estadual. Contudo, bastidores afirmam que o tucano tem se movimentado com essa possibilidade em aberto.

Direita

Do lado da direita, encontram-se os possíveis pré-candidatos mais alinhados com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os deputados estaduais Wallber Virgolino (Patriota) e Cabo Gilberto (PSL) sempre são citados para representarem o grupo por serem dois dos principais representantes do bolsonarismo na Paraíba. Cabo Gilberto, inclusive, disse ao Polêmica Paraíba que seria candidato da oposição ao governo se fosse “consenso” do grupo.

Não só eles, o atual ministro da saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, é sempre lembrado para disputar um cargo nas eleições do próximo ano na Paraíba. Seu nome já foi especulado para disputar uma vaga ao Senado e também ao Palácio da Redenção.

Outro nome também ligado a Bolsonaro e que até pouco tempo atrás fazia parte da gestão do presidente é o pastor Sérgio Queiroz. Queiroz recentemente pediu exoneração do governo federal para se dedicar a um pós-doutorado. Tanto Queiroga como Queiroz teriam, naturalmente, o apoio de Bolsonaro para as disputas locais.

Já o nome de Romero Rodrigues volta a figurar na lista, desta vez com possibilidades de representar também a direita paraibana. Romero, alinhado com o presidente Bolsonaro, recebeu do próprio presidente, declarações de apoio. Em entrevista ao Sistema Arapuan, Bolsonaro disse que as eleições na Paraíba “devem passar” por Romero e se disse “apaixonado” pelo ex-prefeito.

Romero, no entanto, tem desagradado os bolsonaristas mais conservadores ao dizer que não é obrigado a concordar com tudo que Bolsonaro diz ou faz e ao abrir possibilidades de diálogos com o Centro e até Esquerda. Esses fatos colocam em dúvida a candidatura de Romero sendo apoiado pela direita.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba