Alexandre Soares

Pré-candidato a senador pelo PSOL prega oposição a João Azevêdo nas eleições: "PSOL sempre teve candidatura própria"

Em entrevista ao Polêmica Paraíba nesta terça-feira (26), o professor e advogado Alexandre Soares (PSOL), que foi escolhido nessa segunda-feira (25) como o pré-candidato ao Senado pelo partido, afirmou que a legenda fará oposição ao governador João Azevêdo (PSB) nas eleições estaduais e ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no âmbito federal.

“O PSOL sempre teve candidatura própria na Paraíba e neste ano não será diferente. Fizemos oposição aos governos de Ricardo Coutinho e também ao de João Azevêdo, e isto nos coloca neste pleito no lugar de manter nossa posição, contra o governo João Azevêdo e sua acanhada e discretíssima gestão”, explicou.

Perguntado em quem apoiaria em um possível segundo turno para governador, Alexandre falou que acredita na presença da candidata do seu partido, Adjany Simplício, “e por essa razão não pensamos em apoio de absolutamente ninguém”.

Acerca da gestão federal, o professor criticou o presidente Bolsonaro e disse que o seu programa e o do PSOL serão de se opor radicalmente com o programa do governo federal.

“O legado do desgoverno Bolsonaro será muito ruim para o conjunto da sociedade e sobretudo para as nossas experiências democratizantes. Minha geração não viu ao longo da nossa existência uma experiência tão traumática, tão desagregadora quanto o erro histórico que foi a eleição do desgoverno Bolsonaro”, falou.

Do outro lado, relembrou desavenças que já ocorreram entre PSOL e PT, mas afirmou que apoiar Lula, já em primeiro turno, é a única “possibilidade dentro do campo progressista de superar Bolsonaro”.

“O PSOL amadureceu bastante ao longo dos últimos anos, e creio que esse movimento que realiza agora, abdicando de candidatura própria em nome de um projeto que venha superar o bolsonarismo, é um ato de maturidade partidária”, justificou.

Alexandre disse ainda que recebe a pré-candidatura com muita alegria e entusiasmo, “ciente do compromisso histórico que temos neste processo eleitoral, sobretudo com a nossa estabilidade democrática”.

“A nossa candidatura vem com esse propósito, de apresentar à sociedade paraibana um projeto genuinamente de esquerda, que irá combater a redução do tamanho do estado implementada pelos últimos governos de direita, e irá radicalmente se opor ao programa do governo Bolsonaro”, continuou.

Alexandre é filiado ao PSOL há 10 anos, e já atuou no diretório municipal de João Pessoa e hoje é vice-presidente estadual da legenda na Paraíba. Ele é formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integra também o quadro de professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba