Sede dos Três Poderes

Polícia Federal aponta pela primeira vez possível responsável pela falta de segurança no 8 de janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) apontou, pela primeira vez, um possível responsável pela falta de planejamento de segurança da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante os atos do dia 8 de janeiro. Trata-se do coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra. A informação é da coluna Grande Angular, do portal Metrópoles.

A coluna obteve acesso a um documento exclusivo da PF que aponta o coronel Paulo como o responsável pela segurança. Ele atuava como chefe interino do Departamento de Operações (DOP) da PMDF no dia dos atos, uma vez que o titular, coronel Jorge Eduardo Naime, estava de folga.

A PF concluiu que faltou um plano operacional para impedir os ataques à Praça dos Três Poderes. Foram analisados materiais apreendidos na casa e no carro de Paulo José.

“É verossímil acreditar que Paulo José agiu de forma omissa, frente aos crimes praticados no dia do evento, ao não elaborar o planejamento operacional do policiamento ostensivo do Distrito Federal”, diz trecho do documento.

Segundo investigações da PF, o acionamento das equipes policiais era realizado por meio de um grupo de WhatsApp chamado “DOC/CPR’S”, sem a confecção de ordem de serviço para atuação contra os manifestantes que marchavam para a Esplanada dos Ministérios.

“Neste mesmo grupo, o coronel Paulo José fez o acionamento das equipes de sobreaviso para que comparecesse à Esplanada dos Ministérios, 2 horas após o início das manifestações”, explicou a instituição.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba