Articulações

OS ESCOLHIDOS DE JOÃO AZEVÊDO: Governador começa a articular indicações para eleições de 2026

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

O ano de 2024 é marcado pelas eleições municipais, mas muito já se discute na Paraíba acerca das eleições gerais de 2026. A movimentação de peças na política é constante e já se especula que um grupo de secretários estaduais de João Azevêdo (PSB), todos dentro do mesmo partido, pode ser protagonista nas eleições gerais.

DEUSDETE QUEIROGA – O João de João

Com Azevêdo em seu segundo mandato, portanto sem poder disputar a reeleição, crescem os rumores de que o governador poderá indicar o secretário estadual de Infraestrutura dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, ao cargo. Ele ocupa o mesmo cargo que o governador ocupou no governo Ricardo. Se João se tornou governador, Deusdete pode ter o mesmo destino.

No entanto, como não está definido o nome de Deusdete como candidato a governador, é praticamente certo que o secretário irá concorrer a uma vaga na Câmara Federal em Brasília como candidato a deputado federal caso ele não seja o escolhido para concorrer ao cargo de chefe do executivo estadual.

JHONY BEZERRA – O badalado de Campina

A busca por uma vaga em Brasília deve ser o caminho dos secretários Jhony Bezerra e Pollyanna Dutra, respectivamente titulares das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Humano com todo apoio do governador. Existe a pretensão de ambos também disputem uma vaga na Câmara Federal, mas sem descartar também uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). o Governador é quem deve ser o técnico e o responsável pela escalação.

Jhony Bezerra, no entanto, é atualmente pré-candidato à prefeitura de Campina Grande para o pleito de 2024, então uma eventual candidatura sua em 2026 depende do resultado que obtiver nas urnas neste ano.

POLLYANNA DUTRA – A queridinha de Lula

A Secretária de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra,  é hoje a mais operosa do governo é chegou forte no núcleo político do governador. Tem recebido grande apoios do governo federal para o governo João, notadamente nas políticas de atender aos mais pobres. Ela tem linha direta com o presidente Lula e Janja, esposa de Lula, sonha em levar Dutra para o PT.

Pollyanna tem o filho Pedro como candidato a prefeito de Pombal e espera que o governador vista esta camisa dele para chegar a vitória.

TIBÉRIO LIMEIRA – O queridinho de João

Por fim, o secretário de Administração do Estado da Paraíba, Tibério Limeira, é cotado para disputar uma vaga na ALPB como deputado estadual. Este além de ser o queridinho do governador é um dos quadros do PSB que esteve cotado para disputar a prefeitura de João Pessoa.

Na disputa para deputado estadual em 2026 deve ser o número um do governador João Azevedo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba