golpistas e mentirosos

Morte de idosa, falsos infiltrados e a “gaveta” do Moraes: Confira as mentiras bolsonaristas sobre os atos de vandalismo em Brasília

Arte: Marcelo Júnior

Apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) têm unido esforços para disseminar fake news sobre os desdobramentos do ataque à sede dos três Poderes, em Brasília, no último domingo, dia 8 de janeiro. Com centenas de presos por crimes de terrorismo e acampamentos em frente a quartéis generais do Exército desmontados, o foco dos radicais agora é espalhar mentiras.

O Polêmica Paraíba, separou algumas das fake news espalhadas pelos golpistas bolsonaristas. Confira:

Morte de idosa

A foto de uma idosa que morreu em outubro de 2022 foi usada para disseminar a mentira de que ela teria morrido dentro do ginásio da PF. O boato foi desmentido pela Polícia Federal e a família de Deolinda Tempesta Ferracini, a mulher que aparece na foto, se manifestou sobre a mentira. “Fake news porca, nojenta”, disse a neta de Deolinda em vídeo nas redes sociais.

A foto foi tirada de um banco de imagens. A desinformação foi divulgada pelos deputados bolsonaristas Bia Kicis (PL-DF), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Osmar Terra (MDB-RS) e André Fernandes (PL-CE).

Infiltrados

A tentativa de terceirização da responsabilidade pelos atos golpistas soa absurda para o restante da sociedade, uma vez que os próprios bolsonaristas postaram orgulhosos as imagens do vandalismo, acreditando que estavam em algum tipo de processo revolucionário de libertação nacional.

É mentira que sobrinho de Zeca do PT atuou como ‘infiltrado’ em atos terroristas em Brasília

É mentira que um sobrinho de Zeca do PT atuou como “infiltrado” nos atos terroristas em Brasília, neste domingo (8), como tem sido difundido nas redes. Não é Marcelo Heitor Miranda dos Santos, sobrinho do ex-governador e deputado estadual eleito em Mato Grosso do Sul, o homem que aparece no vídeo. Miranda afirmou que, no momento dos ataques à capital federal, estava com familiares no município de Bonito (MS). Além disso, o homem que aparece na gravação possui características faciais diferentes.

Publicações com a atribuição enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook após o dia do ato golpista. Você conhece esse aí, não?? O sobrinho do Zeca do PT vai ficar conhecido agora!! Qdo falo q são infiltrado dos petistas que fizeram o quebra quebra tá aí!, diz a publicação.

O homem de óculos escuros e chapéu de palha que aparece participando dos atos golpistas de domingo (8) em Brasília não é Marcelo Heitor Miranda dos Santos, sobrinho de Zeca do PT. Em uma gravação divulgada pelo site de notícias Hora MS, Miranda negou ser ele na gravação e afirmou ter passado o domingo com a namorada, a mãe e o irmão em Bonito. Ele classificou os atos terroristas como atentado contra a democracia.

Ativista do Complexo do Alemão

O ativista do Complexo do Alemão Raull Santiago foi, mais uma vez, vítima de desinformação bolsonarista. Semana passada ele foi apontado pelo lutador de MMA Renzo Gracie como “chefão do PCC” junto com outros dois líderes comunitários de favela — Renee Silva e Preto Zezé. Esta semana, Raull Santiago foi alvo de uma fake news que o apontou como suposto “segurança infiltrado”. Tuítes do ativista do dia 8 de janeiro indicam que ele estava no Rio de Janeiro

“Gaveta do Moraes”

Os golpistas tentaram disseminar ainda, a fake news em que teriam encontrado vibradores na sala do ministro Alexandre de Moraes, onde mostravam os vibradores e diziam que teriam encontrado na gaveta do ministro. A polícia conseguiu prender o autor do vídeo que confessou que era mentira.

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba