Bastidores

MESA DIRETORA: Articulação de Galdino garante principais cargos para os dois biênios; deputado agora busca votação unânime

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

As articulações sobre as chapas da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) seguem acontecendo e os principais cargos que compõem a Mesa já estão definidos. Informações de bastidores revelam que os cargos de presidente, 1º vice-presidente e 1º secretário já estão escolhidos, para ambos os biênios.

Desde que afirmou obter garantia jurídica de que pode disputar o primeiro e o segundo biênio da presidência da Casa, o deputado estadual e atual presidente Adriano Galdino (Republicanos) parece ter mesmo decidido que vai disputar a presidência de ambos os períodos.

Ele tem dialogado com todos os demais parlamentares da casa em busca de conseguir unanimidade na votação das duas chapas, onde figurará como candidato à presidência. Apenas um deputado estadual ainda não deu garantia de voto: Hervázio Bezerra (PSB). Galdino trabalha e conversa pessoalmente com ele para que Hervázio mude de opinião e também vote na chapa.

Primeiro biênio (2023-2024)

Fruto de até certo desentendimento nas últimas semanas, a presidência do primeiro biênio ficará mesmo com Adriano Galdino. Antes de ele obter a garantia jurídica que poderia disputar o cargo, o posto havia sido acordado para o deputado estadual Branco Mendes (Republicanos).

Com a presidência definida, a articulação de Adriano e demais deputados resultou com Tião Gomes (PSB) ocupando o cargo de 1º vice-presidente e Júnior Araújo (PSB) ocupado o cargo de 1º vice-secretário.

Segundo biênio (2025-2026)

O projeto inicial era para que Adriano disputasse o mandato para o segundo biênio. Como a garantia jurídica veio e confirmou a possibilidade de disputa em ambos, Adriano passou a articular e também já definiu os dois principais nomes de sua chapa. O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) deve ocupar a 1ª vice-presidência e Tovar Correia Lima (PSDB) a 1ª secretaria.

Mesa diretora

Vale lembrar que a Mesa Diretora da Assembleia é ocupada por 9 parlamentares e outros quatro suplentes. Os cargos que compõem a Mesa são o de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 4º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba