atos antidemocrático

Lula diz que responsabilidade do 8 de Janeiro foi de Bolsonaro: "não aceitou nossa vitória”

Foto: Evaristo Sá/AFP

Às vésperas de completar um ano dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  falou sobre democracia e responsabilização de mentores e participantes do episódio. Em entrevista ao site Metrópoles, o chefe do executivo responsabilizou o ex-presidente Bolsonaro (PL), pelo ato antidemocrático.

. O petista afirmou que Bolsonaro planejou e, “covardemente, se escondeu”, ao sair do país antes do término do mandato, em 2022.

“Eu acredito que tem um responsável direto, que planejou tudo isso e que, covardemente, se escondeu e saiu do Brasil com antecedência, que foi o ex-presidente da República”, disse, sem citar o nome de Bolsonaro.

“É sabido que ele não aceitou a nossa vitória. É sabido que ele tentou desmoralizar, o tempo inteiro, a Justiça Eleitoral. É sabido que ele tentou desmoralizar todas as instituições possíveis. Ele planejou isso, covardemente, e não teve coragem de assumir. Saiu e deixou os mandantes dele para cumprir o que fez”, completou.

Lula também destacou a importância da democracia e garantiu a responsabilização de todos os envolvidos nos ataques. “Nós não temos pressa. O que nós queremos é que seja feita justiça, de fato e de direito, para que nunca mais alguém ouse dar um golpe no processo democrático”, defendeu o petista.

“Por causa da democracia que pessoas como eu chegam à Presidência da República. Aliás, é por causa da democracia que pessoas como o ex-presidente chegam à Presidência da República. É por causa da Justiça Eleitoral, que ele tentou desmoralizar, que nós chegamos à Presidência da República”, disse.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Metrópoles