Intenção de voto

ISENÇÃO DUVIDOSA: Institutos de pesquisas nacionais travam duelos para mostrar a corrida presidencial;. conheça os principais

Dando continuidade à matéria que trouxe uma relação de institutos que realizam (e deverão realizar) pesquisas eleitorais nas eleições na Paraíba, o Polêmica Paraíba traz nesta semana uma relação das instituições a nível nacional, que indicarão o termômetro das eleições presidenciais.

Muitos desses institutos já começaram a divulgar diversas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2022, e com um calendário extenso até o pleito em outubro. Confira a relação:

Atlas Intelligence

O instituto Atlas Intelligence atua não só no Brasil, mas em outros países da América Latina, como Argentina e Equador. A empresa coleta seus questionários por meio da metodologia Random Digital Recruitment (RDR), com convites aleatórios respondidos por usuários de internet durante uma navegação padrão. O seu Diretor Executivo, ou CEO, é Andrei Roman, e a sede da empresa é em São Paulo.

No fim de novembro de 2021, o instituto divulgou uma pesquisa de avaliação da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

DataFolha

O DataFolha é um instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S. Paulo. Fundado em 1983 ainda como um departamento do jornal, ganhou independência posteriormente. Ele realiza pesquisas eleitorais apenas contratadas por grupos de comunicação. Também tem sede em São Paulo.

A última pesquisa de intenção de votos do instituto foi divulgada nessa quinta-feira (24).

FSB Pesquisa

O instituto FSB Pesquisa, ligado ao grupo FSB Comunicação, foi fundado em 2008. Desde 2010 a empresa realiza pesquisas de intenções de voto para presidente. Ela tem sede em Brasília.

A mais recente pesquisa feita pelo instituto, contratado pelo banco BTG Pactual, foi divulgada na última segunda-feira (21).

Instituto Ideia

O Instituto Ideia, antigo Ideia Big Data, é uma empresa brasileira mas que tem atuação global, como na África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal, Uruguai, entre outros. No Brasil, o instituto tem parceria para a realização de pesquisas eleitorais com a revista Exame. Sua sede é localizada em Brasília.

A última pesquisa divulgada pelo instituto foi revelada na última quinta-feira (24).

Ipec

O Instituto em Pesquisa e Consultoria (Ipec) foi fundado em fevereiro do ano passado, pelos criadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), após o encerramento das atividades do mesmo. Márcia Cavallari Nunes está à frente da empresa, e era quem comandava as pesquisas presidenciais pelo Ibope há anos. A empresa tem sede em São Paulo.

A mais recente pesquisa do Ipec foi divulgada em dezembro de 2021.

Ipespe

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas foi fundado em 1986, com sede em Recife. O Ipespe já realizou levantamentos e pesquisas em todos os 5.570 municípios brasileiros, mas também fora do país. Seu presidente é Enoque Gomes.

A última pesquisa presidencial divulgada pelo órgão foi nessa sexta-feira (25).

Paraná Pesquisas

Fundada em 1990, com sede em Curitiba, o Paraná Pesquisas iniciou seus trabalhos em pesquisas presidenciais em 2013. No entanto, ao longo desses 30 anos já foram mais de 2.000 pesquisas realizadas e mais de 1,6 milhão de pessoas entrevistadas.

O instituto divulgou uma pesquisa presidencial no último dia 9 de março.

PoderData

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site Poder360, com sede em Brasília. Foi fundado em 2017 e utiliza o método Interactive Voice Responde (IVR), que consiste em um robô ligando para os entrevistados, que escutam as perguntas gravadas e respondem através do telefone.

Foi o primeiro instituto de pesquisas a registrar um levantamento eleitoral por telefone junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde abril de 2020 o PoderData pesquisas quinzenais.

A mais recente para presidente foi do dia 16 de março.

Quaest

Com sede em Belo Horizonte, o instituto realizava até 2020 apenas pesquisas eleitorais em Minas Gerais. A partir de então, passou a realizar também levantamentos presidenciais e em outros estados.

A mais recente foi divulgada nessa quarta-feira (23).

Vox Populi

Fundado em 1984, o Vox Populi também tem sede em Belo Horizonte. O instituto é um dos mais antigos do país e tem registros de pesquisas eleitorais desde 1989, a primeira eleição direta após a ditadura militar. Além de pesquisas nacionais, o instituto também faz levantamentos para países estrangeiros.

O instituto divulgou levantamento presidencial em novembro de 2021.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba