Projeções

TERMÔMETRO ELEITORAL: Conheça institutos do Nordeste que realizam pesquisas eleitorais na Paraíba

Em todo ano que há eleição, diversas pesquisas eleitorais são divulgadas ao longo dos meses que precedem o pleito, que mostram como está o termômetro da disputa, seja em qualquer cargo, a partir da intenção de voto dos entrevistados.

Essas pesquisas são realizadas por institutos de pesquisa. O procedimento tem que ser solicitado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tais institutos são contratados por outras empresas, e ambos dialogam acerca de qual será o foco da pesquisa. São definidos dados como qual cargo, abrangência, número de entrevistados, entre outros. Alguns institutos têm atuação nacional e outros local ou regional.

O Polêmica Paraíba elenca a seguir nomes de institutos que realizam suas pesquisas para as eleições na Paraíba, sendo empresas do próprio estado ou de estados vizinhos, e que provavelmente farão consultas para as eleições deste ano. No levantamento serão exibidos o nome do instituto, a cidade sede do mesmo e algum representante à frente da empresa. Confira:

Paraíba

Alfa Inteligência 

Fundada em 2008, a Alfa Inteligência realiza pesquisas de mercado e opinião em todo território nacional, também na Paraíba. Ela tem sede em João Pessoa, e tem como um de seus administradores José Emanoelton.

Instituto DataVox

Criado em 2009 com sede em Campina Grande, o DataVox atua não só com a política, mas também com a execução de pesquisas de opinião pública, de mercado, comportamental e gestão de projetos. Um de seus sócios é Bruno Agra.

Grupo 6 Sigma

Também com sede em Campina Grande, o Grupo 6 Sigma atua com pesquisas eleitorais, de mercado, de audiência e consultoria estatística. Tem atuado no mercado desde 2008. Uma de suas sócias/administradoras é Rossana Cerbina.

Instituto Opinião

Mais um instituto com sede em Campina Grande, tem como um de seus sócios José Roberto Braga. Atua no mercado desde meados da década de 2000, também na realização de pesquisas de mercado e opinião.

IP4 Pesquisas

Com sede em João Pessoa, atua no ramo desde 2002, realizando pesquisas de mercado e opinião através das metodologias qualitativa e quantitativa, tanto na Paraíba quanto nos demais Estados. Carolina Pessoa é uma das pessoas à frente do instituto.

Instituto Data Qualyt

Na ativa desde 2017, o Instituto Data Qualyt realiza pesquisas quantitativas e qualitativas, avaliações de governo, pesquisas de publicidade e de mercado. Também oferece serviço de mineração de dados. Um de seus sócios é Alex Raia e a empresa tem sede em Campina Grande.

Metanálise Consultoria e Estatísticas

Criada em 2008, com matriz em Campina Grande, a Metanálise é uma empresa que atua também na área de Inteligência de Mercado e Consultoria em Estatística. Um dos seus representantes é Jorge Alves.

Rio Grande do Norte

Outros quatro institutos com sede no Rio Grande do Norte também atuam em municípios paraibanos. São eles:

Consult Pesquisa

Com sede em Natal, capital potiguar, a Consult Pesquisa está há 30 anos realizando pesquisas, sendo referência para o ramo no Nordeste, principalmente Rio Grande do Norte e Paraíba. Seu diretor é Paulo de Tarso.

 

Perfil Pesquisas Técnicas

A Perfil Pesquisas Técnicas foi fundada em janeiro de 1993, com sede também em Natal. Tem experiência em pesquisas qualitativas e quantitativas, atuando em diversas campanhas políticas e em estratégias de desenvolvimento e lançamento de produtos no mercado local e regional. Uma de suas diretoras é Márcia Câmara de Figueiredo.

Agorasei Pesquisa

Outro instituto com sede em Natal, o Agorasei está em atuação desde 2022, trabalhando com pesquisas de mercado e de opinião pública. Tem em Maria Gilene de Lima Carlos uma de suas representantes.

Seta Instituto de Pesquisa

Com sede em Parnamirim, o Instituto de Pesquisa Seta foi fundado em 2009, e atua com pesquisas de mercado, opinião, empresarial, de comunicação e político-eleitorais. Um de seus líderes é Daniel Menezes.

Inativas

Outros dois institutos com atuação na Paraíba interromperam suas atividades recentemente. São a Datavoto, que tinha sede em João Pessoa, e a Certus Pesquisa e Consultoria, esta com sede em Natal.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba