Eleições 2022

Experiência profissional e qualificação acadêmica: o currículo dos pré-candidatos ao Senado pela Paraíba

A campanha eleitoral nem começou oficialmente, mas a disputa pelo Senado protagoniza as discussões políticas na Paraíba. Enquanto a busca por apoios e composições dominam as discussões internas, nos partidos, uma fatia do eleitorado começa a exigir propostas e questionar os objetivos de quem deseja representar o estado.

A campanha eleitoral nem começou oficialmente, mas a disputa pelo Senado protagoniza as discussões políticas na Paraíba. Enquanto a busca por apoios e composições dominam as discussões internas, nos partidos, uma fatia do eleitorado começa a exigir propostas e questionar os objetivos de quem deseja representar o estado.

Além da experiência política, a qualificação profissional, acadêmica e intelectual é um item importante na busca pelo apoio do eleitor mais crítico, que almeja ver no Congresso Nacional representantes capazes de encarar temas polêmicos e de interesse estadual e do país.

Na Paraíba, estão colocados como pré-candidatos ao Senado, Aguinaldo Ribeiro (PP), Bruno Roberto (PL), Carlão pelo Bem (Patriota), Efraim Filho (União), Ricardo Coutinho (PT) e Sérgio Queiroz (PRTB). São nomes com diferentes formações acadêmicas e políticas que vão disputar os votos do eleitor em outubro.

Confira, a seguir, um breve resumo com a formação acadêmica de cada um deles. As informações são públicas e/ou foram enviadas à reportagem pelas assessorias dos pré-candidatos.

Aguinaldo Ribeiro (PP)

Pré-candidato do PP, Aguinaldo Ribeiro concluiu em 1988 a graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995, fez o curso de Excelência e Qualidade de Serviços pela Disney University, em Orlando (Estados Unidos da América). Dois anos depois (1997), concluiu o curso de Administração de Empresas, no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

No período entre 1998 e 2000, Aguinaldo foi presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e secretário de Agricultura, Irrigação e Abastecimento do Estado da Paraíba, e no período de 2000 a 2002, foi presidente do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura do Nordeste do Brasil, com sede em Brasília.

Nas eleições de 2002, foi eleito deputado estadual pelo Partido Progressista (PP-PB) com 28.229 votos (1,63% dos votos válidos). No ano de 2006, elegeu-se para novo mandato como deputado estadual (PP-PB) com 26.237 votos (1,3% da válida),

O parlamentar concluiu o MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em João Pessoa (PB), em 2008. No período de 2009 a 2010, chefiou a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa.

Elegeu-se deputado federal em 2010 com 87.572 votos (4,48% da votação valida).  No dia 6 de fevereiro de 2012, licenciou-se do mandato de deputado federal para assumir a chefia do Ministério das Cidades, a convite da então presidente Dilma Rousseff.

Ribeiro reassumiu o mandato de deputado federal no dia 24 de março de 2014, com o objetivo de disputar as eleições do mesmo ano, quando reelegeu-se para nova legislatura (2015-2019) na Câmara dos Deputados pelo PP-PB, com 161.999 votos (8,61% da votação válida).

Bruno Roberto (PL)

O pré-candidato do PL, Bruno Figueiredo Roberto é pré-candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Formado em Direito pela Unifacisa, ele tem pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito (IDP). Ele já ocupou funções administrativas no Governo do Estado, tendo sido secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (2010) e secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (2016).

Bruno Roberto foi candidato a vice-prefeito de Campina Grande em 2012 e candidato a vice-Governador da Paraíba 2018, na chapa do ex-governador José Maranhão. Focado em estudos voltados à economia, ocupa atualmente um cargo de assessor da Presidência do Banco do Nordeste (BNB).

Carlão pelo Bem (Patriota)

Carlos Henrique da Costa Santos, o vereador Carlão pelo Bem (Patriota), disse que seu nome também segue na disputa pré-eleitoral. Ele é advogado, faixa preta de Jiu-jitsu, e militante de direita. O parlamentar também é conhecido por pautas relacionadas à Igreja Católica. Já tendo exercido o cargo na condição de suplente, foi eleito para o cargo com 2.332 votos no pleito de 2020.

De acordo com sua assessoria, “também atua contra o ensino da ideologia de gênero em escolas, assumiu o protagonismo das pautas em defesa das artes marciais como meio de combate ao uso de drogas e cobrou mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas”.

Efraim Filho (União)

Pré-candidato a senador pelo DEM, o deputado federal Efraim Filho é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2000) e tem pós-Graduação em Direito do Consumidor pela Universidade de Granada (Espanha, 2004).

O parlamentar foi eleito pela primeira vez em 2006 com 147.335 votos, exercendo atualmente seu quarto mandato consecutivo em Brasília.

Quando universitário, Efraim participou ativamente de movimentos estudantis, em diversos congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo sido, também, estagiário do Procon. Durante seis anos, o parlamentar atuou como advogado.

Atualmente filiado ao União Brasil, o parlamentar também ocupou a liderança do Democratas na Câmara dos Deputados, antes da fusão partidária com o PSL.

Ricardo Coutinho (PT)

Pré-candidato petista, Ricardo Vieira Coutinho é formado em farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele fez especialização em farmácia hospitalar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por meio de concurso público, foi aprovado para uma vaga de farmacêutico no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.

Começou na carreira política ainda no movimento estudantil quando foi presidente do Centro Acadêmico de Farmácia.

Foi eleito vereador de João Pessoa pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por duas vezes, em 1992 e em 1996. Em 1998, candidatou-se a deputado estadual pelo PT, sendo o mais votado em João Pessoa. Em 2002, ainda pelo PT, foi reeleito com o maior número de votos do pleito: 47.912.

No início do ano de 2004, deixou o PT para se candidatar a prefeito de João Pessoa pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), vencendo as eleições com cerca de 65% dos votos do eleitorado da cidade.

Em outubro de 2008, candidatou-se à reeleição pelo PSB e, novamente, foi conduzido ao cargo de prefeito da capital paraibana. Nesse pleito obteve 262.041 votos, o equivalente a 73,8% do eleitorado.

Renunciou ao cargo de prefeito para concorrer ao de governador do estado da Paraíba, pelo PSB, nas eleições de 2010, elegendo-se no segundo turno, com 53,7% dos votos. No pleito de outubro de 2014, concorreu à reeleição. No primeiro turno, obteve 46, 05% dos votos e ficou levemente atrás de Cassio Cunha Lima, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que conquistou 47, 04% da votação. De virada, Ricardo Coutinho venceu as eleições no segundo turno, ao conquistar 52,61% da preferência dos eleitores, contra 47, 39% dos votos válidos do candidato tucano.

Sérgio Queiroz (PRTB)

Pré-candidato do PRTB, Sérgio Queiroz é Procurador da Fazenda Nacional desde 2000 e tem Pós-Doutorado em Direito na Universidade de Salamanca – Espanha. Ele possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1993), graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e graduação em Teologia (FTSA – 2017).

Sérgio Queiroz possui, ainda, especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho (1995), MBA em Gestão Pública (2020), especialização em liderança pelo Instituto Haggai (Cingapura), Mestrado livre em Teologia pelo Instituto Bíblico Betel Brasileiro (2003), Mestrado em Filosofia Política e Ética pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Doutorado em Teologia pela Trinity International University,Chicago/USA, com validação pela PUC/RJ (2016).

O paraibano atuou como Técnico da Justiça Federal (1993-1995), Auditor-Fiscal do Trabalho (1995-2000) e como membro efetivo da transição governamental federal – CETG IV (2018). na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Ele foi Conselheiro Titular dos Conselhos Nacionais do Idoso, do Trabalho, dos Direitos Humanos e de Recursos Hídricos.

Atuou, ainda, como secretário Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (2019-2020), secretário Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania (2020/2021) e secretário Especial de Modernização do Estado da Presidência da República (2021). Atualmente, é professor da Faculdade Internacional Cidade Viva, pastor Batista e presidente licenciado da Fundação Cidade Viva.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações das assessorias e da Fundação Getúlio Vargas (FGV)