PT contra PT

Exclusivo: Gleisi recorre ao TSE e afirma que 'Anísio é candidato dele mesmo'

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, disse na noite desta sexta-feira (09), que a legenda vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão local que manteve a candidatura de Anísio Maia à Prefeitura de João Pessoa e que vai manter o apoio político ao candidato do PSB, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, disse na noite desta sexta-feira (09), que a legenda está recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão local que manteve a candidatura de Anísio Maia à Prefeitura de João Pessoa. Ela disse também que vai manter o apoio político ao candidato do PSB, o ex-governador Ricardo Coutinho.

Em conversa com a reportagem do Polêmica Paraíba e da Arapuan FM, a deputada federal voltou a criticar o candidato petista, ressaltando que ele não conta com o apoio do partido para disputar o pleito.  “Já estamos recorrendo ao TSE. Vamos manter nossa decisão política de apoiar o Ricardo. Anísio transformou-se em candidato dele mesmo, a serviço de interesses que não são os do PT e do campo da esquerda”, reafirmou.

É o segundo recado de Gleisi Hoffmann ao deputado Anísio Maia em menos de dois dias. Ainda na quinta-feira (08), a parlamentar já havia dito à reportagem que “a postura da Direção Municipal desrespeita decisão da direção nacional, traz elemento estranho ao debate político interno (judiciário) e tem como foco atacar Ricardo Coutinho, servindo de linha auxiliar do governador e da direita em Joāo Pessoa”, criticou.

Em resposta à reportagem, o candidato Anísio Maia disse que não vai mais ‘perder tempo com Gleisi Hoffmann’ e que vai continuar focado na campanha eleitoral. “Não estou nem aí, não dou nem cartaz para ela, vou fazer campanha, isso que é importante, apresentar as propostas. Para mim esse assunto já morreu”, acrescentou.

Decisão no TRE

A nova declaração de Hoffmann ocorre depois que o pleno do TRE-PB decidiu manter, por unanimidade, a decisão monocrática que deferiu a candidatura de Anísio Maia à Prefeitura da Capital. O julgamento ocorreu após recurso da direção nacional do PT.

O partido já havia comunicado à Justiça Eleitoral na Paraíba a decisão de anular a convenção do partido que homologou a candidatura de Anísio, fato que foi desconsiderado em ambas as decisões judiciais em âmbito local. O partido tinha a intenção de indicar o nome do advogado Antônio Barbosa (PT) para vice, mas a Justiça indeferiu a candidatura dele.

“Entendo que o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa, ao se coligar com o Partido Comunista do Brasil – PC do B, não descumpriu as orientações do diretório nacional, especialmente quando teve o cuidado de observar a política de alianças aprovada pela Comissão Executiva Nacional do PT, afirmando que o PT definiu, como centro estratégico eleitoral, a construção de alianças com PC do B, PSOL, PSB, Rede, PCO e UP (Resolução sobre Tática Eleitoral em João Pessoa – PB – ID4141997)”, escreveu o juiz federal Rogério Roberto Gonçalves de Abreu. A decisão foi mantida hoje pelo TRE.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba