Vote

ENQUETE: Diante de bastante especulação, quem você preferiria para compor a chapa de João Azevêdo como vice-governador?

Muito se especula sobre quem será o candidato a vice-governador na chapa do governador João Azevêdo (Cidadania) nas eleições de 2022. Como a atual vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT) não poderá mais concorrer ao cargo, já que exerce seu segundo mandato como vice, o posto está “aberto”.

Muito se especula sobre quem será o candidato a vice-governador na chapa do governador João Azevêdo (Cidadania) nas eleições de 2022. Como a atual vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT) não poderá mais concorrer ao cargo, já que exerce seu segundo mandato como vice, o posto está “aberto”.

O Polêmica Paraíba separou 14 nomes que estão sendo especulados para compor a chapa majoritária de Azevêdo como possível candidato ao cargo de vice-governador. Esses nomes foram divididos em três correntes, sendo elas candidatos dos redutos eleitorais de João Pessoa, Campina Grande e do Sertão.

João Pessoa

Entre os nomes da capital que correm nos bastidores, dois deles fazem parte da equipe de auxiliares da gestão estadual. Um deles é o secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga. Já o segundo é o Chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra, que também é o presidente estadual do Cidadania na Paraíba.

Outros dois nomes especulados estão vinculados ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). Um deles é a atual primeira-dama da cidade, Lauremília Lucena, que já exerceu o cargo de vice entre 2003 e 2006, na gestão de Cássio Cunha Lima (PSDB). O outro nome é o do vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena (Republicanos), filho do casal.

Cícero e João, Progressistas e Cidadania, tiveram uma relação política frutífera durante as eleições municipais de 2020, quando Cícero foi eleito prefeito de João Pessoa com o apoio do governador. Uma possível “retribuição” não pode ser descartada em 2022, e ela pode se dar com a indicação de um dos dois ao cargo.

Campina Grande

Importante personagem político do Estado, Campina Grande historicamente sempre teve grande representação no cargo. Por exemplo, os últimos três mandatos de vice-governador foram ocupados por naturais da Rainha da Borborema: Rômulo Gouveia entre 2011 e 2014, e nas últimas duas gestões, com Lígia Feliciano (2015-2022).

O próprio João Azevêdo reconheceu recentemente a importância de Campina Grande em qualquer processo de discussão de chapa. “Qualquer decisão que seja tomada de 2022 passa por Campina Grande”, disse.

Representando a cidade e região, outros quatro nomes são cotados para compor a chapa de vice-governador. A secretária estadual de Articulação Municipal e do Desenvolvimento Social, Ana Cláudia (Podemos) e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), são os dois mais lembrados.

Porém, não está descartada ainda a possibilidade de o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), esposo de Ana Cláudia, pleitear essa vaga para o MDB e concorrer ele mesmo. O quarto nome é o do atual vice-prefeito da cidade, Lucas Ribeiro (PP). O nome poderia surgir de uma articulação do Progressistas, vide relação que tiveram o partido e João em 2020 nas eleições de João Pessoa.

Sertão

Muitos dos atores envolvidos defendem que a chapa majoritária de João Azevêdo (Cidadania) tenha um representante político do Sertão do Estado na sua configuração.

Recentemente, ao Polêmica Paraíba, a deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) defendeu a tese. “O Sertão não quer mais ficar para depois. Quer que a política descentralize e chegue mais perto do povo sertanejo”, disse.

O nome da própria Pollyanna, de peso político em Pombal, é um dos que são lembrados para compor a chapa como vice-governadora. Outro deputado estadual que é lembrado é o líder do governo na ALPB, Wilson Filho (PTB). Ele e seu grupo, liderado pelo seu pai Wilson Santiago (PTB), têm em Uiraúna seu principal reduto.

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), com força política em Patos, também é citado. Outro deputado da Câmara lembrado é Gervásio Maia (PSB). Gervásio herda as bases da família, já que é filho do ex-deputado Gervásio Mariz Maia, com base em Catolé do Rocha, e neto do ex-governador da Paraíba, João Agripino Filho, com base em Brejo do Cruz.

Os prefeitos de São José de Piranhas e de Sousa, respectivamente Chico Mendes (Cidadania) e Fábio Tyrone (Cidadania), também são cogitados para compor a chapa.

Diante dessas opções, o Polêmica Paraíba quer saber de você, leitor, quem prefere para ser candidato a vice-governador ao lado de João Azevêdo em 2022?

Vale lembrar que essa enquete não tem valor científico e não pode ser divulgada como pesquisa eleitoral. Ela será finalizada na próxima quinta-feira (26) às 16h, com o resultado sendo divulgado às 17h.

Além desses nomes, colocados em ordem alfabética, está a opção “Nenhum”, englobando as opções Branco ou Nulo. Vote agora!


Esta votação foi encerrada (since 2 anos).

Quem você prefere para ser candidato a vice-governador ao lado de João Azevêdo em 2022?

Nenhum
0.00%
Wilson Filho
0.00%
Veneziano Vital
0.00%
Ronaldo Guerra
0.00%
Pollyanna Dutra
0.00%
Mersinho Lucena
0.00%
Lucas Ribeiro
0.00%
Lauremília Lucena
0.00%
Hugo Motta
0.00%
Gervásio Maia
0.00%
Fábio Tyrone
0.00%
Deusdete Queiroga
0.00%
Chico Mendes
0.00%
Ana Cláudia
0.00%
Adriano Galdino
0.00%

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba