reconhecimento

Cavalgada da Redenção tem reconhecimento da ALPB com aprovação de Moção de Aplauso para seus participantes

Ser grato e cumpridor de promessa. Há quem diga que essas são duas das fortes características do povo nordestino e também é dos cavaleiros que participaram da II Cavalgada da Redenção, realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro, num percurso entre  Cajazeiras (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Ser grato e cumpridor de promessa. Há quem diga que essas são duas das fortes características do povo nordestino e também é dos cavaleiros que participaram da II Cavalgada da Redenção, realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro, num percurso entre  Cajazeiras (PB) e Juazeiro do Norte (CE). A ação, que simbolizou a gratidão do nordestino com a chegada das águas da Transposição, ganhou uma homenagem da ALPB, com a aprovação de uma Moção de Aplauso para os cavaleiros que participaram do evento. O Requerimento aprovado na sessão desta terça-feira (22), foi de autoria do deputado Jeová Campos.

“Essa cavalgada teve o objetivo de agradecer a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao Estado da Paraíba através do Eixo Norte”, lembrou Jeová, destacando que essa segunda ação havia sido prometida desde 2016, quando foi realizada a I Cavalgada. “Essas Cavalgadas da Redenção são uma demonstração do quanto o sertanejo é um forte, de quanto foi importante chamar atenção para uma temática crucial para a sobrevivência das pessoas, que é a questão da água para o consumo humano e animal. Em 2016, ela teve o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a necessidade e urgência da conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco, que estavam 90% concluídas. Esse segundo movimento foi de agradecimento, pela chegada das águas”, esclarece Jeová.

Idealizada pelo Coronel da Polícia Militar, Enéas da Cunha Rolim Neto, a I Cavalgada, destaca Jeová, teve o apoio da Frente Parlamentar da Água da ALPB. “Essa ação chamou atenção, em 2016, das autoridades para a necessidade e urgência da conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco e em 18 de dezembro daquele ano, aos pés da Estátua do Padre Cícero, na cidade de Juazeiro do Norte, os cavaleiros se comprometeram em realizar mais uma Cavalgada de agradecimento, quando as águas oriundas da transposição chegassem ao sertão paraibano e cumpriram a promessa”, destaca Jeová.

A II Cavalgada da Redenção contou com dezenas de cavaleiros oriundos de diversos municípios da Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará e foi coroada de êxito. Segundo o idealizador, o Coronel PM Enéas da Cunha Rolim Neto, a Cavalgada da Redenção será transformada em uma associação, que terá personalidade jurídica, e que continuará defendendo outras bandeiras de luta em favor da população paraibana. “Como é do conhecimento público, as águas do Rio São Francisco chegaram ao solo paraibano em outubro de 2021, através da Barragem de Morros, localizada no Município de São José de Piranhas, e seguem em direção ao estado do Rio Grande do Norte e isso para nós é motivo de festa, de alegria, de gratidão e também de comemoração”, finalizou Jeová, elogiando a coragem e disposição de todos que participaram do evento.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba