Trabalho social e religioso

Vereador Durval Ferreira parabeniza Assembleia de Deus por aniversário de 109 anos no Brasil

O Vereador Durval Ferreira protocolou na manhã desta quinta-feira (18), na câmara municipal de João Pessoa, um voto de aplauso pelos 109 anos de fundação da Igreja Assembleia de Deus no Brasil. A denominação foi fundada no país em 1910, trazida da Suécio pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren em Belém do Pará.

O Vereador Durval Ferreira protocolou na manhã desta quinta-feira (18), na câmara municipal de João Pessoa, um voto de aplauso pelos 109 anos de fundação da Igreja Assembleia de Deus no Brasil. A denominação foi fundada no país em 1910, trazida da Suécio pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren em Belém do Pará.

O parlamentar destacou os 102 anos de atuação da igreja na Paraíba “Tenho a honra de homenagear a Igreja Assembleia de Deus, na pessoa do Pastor José Carlos de Lima, Presidente da União dos Ministros do Nordeste (UMADENE), Presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus no Estado da Paraíba e Pastor da Igreja Assembleia de Deus na Capital pelo grande trabalho que é desenvolvido no nosso estado. Na Paraíba já são 102 anos de existência, desenhando uma história vitoriosa, ordeira e impactante”, apontou.

Durval lembrou ainda do trabalho social que a igreja desenvolve na capital paraibana. “A Assembléia de Deus desenvolve diversos projetos em diversas partes do mundo, e na nossa capital não seria diferente. Além da evangelização, os nossos pastores ajudam os mais necessitados, mostrando a grande transformação em dedicar uma vida à fé e ao nosso Jesus Cristo”, destacou o vereador.

Assembleia de Deus no Brasil

Os fundadores da AD no Brasil receberam a missão de virem ao Brasil após visitarem o movimento de despertamento e avivamento espiritual em Los Angeles, EUA.
Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Obedecendo ao “ide” chegaram a terras brasileiras em 19 de novembro de 1910.

A princípio reuniram-se com as igrejas batistas aqui já instaladas, mas como traziam na bagagem a doutrina pentecostal do batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas e a atualidade da concessão de dons espirituais como nos tempos apostólicos, não demorou para que o Senhor Jesus começasse a batizar os membros daquela igreja que, não aceitando a nova doutrina, decidiram desligar da comunhão os crentes que se uniram aos missionários. Um total de 13 membros deixaram a igreja Batista em Belém do Pará para se juntar-se aos missionários e fundarem em 18 de junho de 1911 a igreja Missão da Fé Apostólica.

Pouco tempo depois, as Assembleias de Deus chegaram aos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Em 1922, chegou ao Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém (PA) em 1924, para a então capital da República.

Em virtude de seu fenomenal crescimento, principalmente depois dos anos 90 com a criação e ação da chamada Década da Colheita, iniciativa das Assembleias de Deus, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. A Assembleia de Deus é hoje a maior denominação evangélica do país, com representação em todas as camadas da sociedade, tendo templos em quase todas as cidades brasileiras.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba