Representatividade

FORÇA FEMININA: conheça mulheres que romperam preconceitos e brilham na política paraibana

No calendário global, o Dia Internacional da Mulher é uma data de comemoração, e também um lembrete poderoso da luta contínua pela igualdade de gênero em todos os setores da sociedade.

Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba

No calendário global, o Dia Internacional da Mulher é uma data de comemoração, e também um lembrete poderoso da luta contínua pela igualdade de gênero em todos os setores da sociedade. Desde sua origem nos primeiros movimentos feministas no início do século XX, essa data tem evoluído para simbolizar conquistas, desafios e a urgência de promover mudanças em prol das mulheres em todo o mundo.

Uma das esferas onde essa luta por igualdade é mais evidente e necessária é na política. A representatividade feminina nos espaços de tomada de decisão política tem sido historicamente limitada, refletindo desigualdades estruturais profundas. No entanto, à medida que a consciência sobre a importância da diversidade de gênero cresce, os avanços rumo à equidade na política também se tornam mais palpáveis.

Nesta matéria, nós traremos importantes nomes de mulheres que têm se destacado na política paraibana, sendo deputadas, prefeitas e senadora. Confira abaixo esses nomes.

Senadora

Daniella Ribeiro

Pedagoga e política brasileira, atualmente, é senadora da República pela Paraíba, sendo a única representante do PSD no Senado. De fevereiro de 2019 a abril de 2022, foi líder do Progressistas no Senado, sendo a primeira mulher a liderar o partido. Em 2020, tornou-se a primeira mulher a presidir a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) no Senado. Teve passagens como vereadora de Campina Grande e subsecretária de Cultura do Estado da Paraíba. Foi eleita deputada estadual em 2010 e reeleita em 2014, sendo a segunda mais votada. Nas eleições de 2018, tornou-se a primeira mulher a representar a Paraíba no Senado Federal.

PREFEITAS

Luciene Gomes

Mãe e política, Luciene Gomes estava em seu mandato como vereadora da cidade de Bayeux quando, em 2020, através de eleição indireta, foi eleita a nova prefeita do município.

Karla Pimentel

Advogada, Karla Pimentel iniciou sua história de trabalho pelo município do Conde em 2005. Em 2009, realizou seu desejo de ajudar as pessoas, quando assumiu à Secretaria de Trabalho e Ação Social da Prefeitura. Em 2020 foi eleita prefeita de Conde, com 40,94% dos votos.

Aliny Povão

Política, mãe e esposa, Aliny Povão foi eleita em 2020 com prefeita da cidade de Cruz do Espírito Santos, quando foi eleita com 49,18% dos votos.

Ana Virgínia

Filha do ex-deputado, Genival Matias, Ana Virgínia Matias já foi vice-prefeita da cidade de Juazeiro, entre os anos de 2017 e 2020. E na última eleição municipal foi eleita prefeita da cidade com 66,04% dos votos.

Michele Ribeiro

Professora e assistente social, Michele Ribeiro é casada, mãe e a primeira prefeita mulher de Pedro Régis.

Eliane Galdino

Eliane Moura dos Santos Galdino é a primeira mulher eleita prefeita de Pocinhos. Além de primeira-dama, é funcionária pública. Presidente do partido Avante na Paraíba. Foi secretária de Educação e Assistência Social em Pocinhos.

DEPUTADAS

Camila Toscano

É advogada por formação e exerce o terceiro mandato de deputada estadual da Paraíba. Iniciou sua carreira política em 2014, quando venceu a primeira eleição para deputada estadual. Como parlamentar, já atuou na Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão dos Direitos da Mulher. Embora seja natural de João Pessoa, Camila Toscano tem atuação intensa no Brejo paraibano.

Cida Ramos

Professora de Ensino Superior e doutora em Serviço Social, Cida Ramos é natural de Sapé. Iniciou sua militância política aos 15 anos, participando de atividades sociais mantidas pela Igreja Católica. Em seguida, envolveu-se com o movimento estudantil secundarista. No seu segundo ano na universidade, foi eleita presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social (CA) e, sem seguida, eleita presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também já foi presidente por três vezes na Associação de Docentes da UFPB (AdufPB), secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) da Paraíba, entre os anos de 2011 e 2018, e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), entre 2012 e 2015. Em 2018, foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo a mais votada na história política do Estado. Atualmente, exerce seu segundo mandato na ALPB.

Danielle do Vale

Primeira mulher eleita deputada do Vale do Mamanguape, exerce seu primeiro mandato como deputada estadual da ALPB. Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Pública, já atuou como servidora pública da Secretaria Estadual de Educação e na Assembleia Legislativa da Paraíba, como secretária parlamentar. Servidora concursada da UFPB, realizou serviços na área do conhecimento humano, desenvolvimento social e econômico da cidade de Rio Tinto e da Região do Vale do Mamanguape. Em 2017, assumiu a secretaria de Finanças de Mamanguape, onde ainda exerceu interinamente as pastas de Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Ação Social. Danielle também criou o projeto social “Uma Amiga Vale Ouro”, voltado para as famílias mais carentes de Rio tinto e do Vale do Mamanguape.

Dra. Paula

Natural de São José de Piranhas, Dra. Paula Francinete foi eleita deputada estadual, pela primeira vez, em 2018 foi a primeira vez que a médica disputou um cargo eletivo, sendo reeleita em 2022. Em seu primeiro mandato na Casa Epitácio Pessoa, Dra. Paula foi eleita vice-presidente das comissões de Direitos da Mulher e da Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional. A parlamentar também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Na vida pública, a parlamentar também já esteve à frente da Secretaria de Saúde do município de Cajazeiras.

Francisca Mota

Natural do município de Catolé do Rocha, no sertão paraibano, iniciou sua carreira política em 1992, como vice-prefeita de Patos. Em 1994 foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo reeleita sucessivamente por mais quatro mandatos. Em 2012, foi eleita prefeita de Patos, onde permaneceu até 2016. Também já ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da ALPB.

Em seu sexto mandato na Assembleia Legislativa Paraíba, Francisca Motta tem a sua trajetória política fundamentada em defesa de melhorias na saúde, agricultura e desenvolvimento do Sertão. Entre suas atuais bandeiras estão a interiorização da saúde de alta complexidade, com a implantação do Hospital do Coração do Sertão e a ampliação dos atendimentos oncológicos do Hospital Bem, com o início da realização de quimioterapia na unidade.

Jane Panta

Médica cardiologista, Jane Panta é natural de Lorena, no estado de São Paulo. Seu trabalho é voltado para melhorias da população paraibana e a promessa de defender os interesses da cidade de Santa Rita, seu reduto eleitoral. Jane Panta exerce seu segundo mandato como deputada estadual, sendo a mulher mais votada entre as representantes eleitas da Casa.