Opinião

Um Novo Veneziano Vital: Novas Estratégias para o Futuro - Por Gildo Araújo

Quem tem acompanhado a vida política do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) nesses últimos seis meses deu para observar nitidamente que o parlamentar paraibano não só mudou seu visual, mas também o seu formato estratégico de como conduzir sua trajetória para alcançar a sua reeleição.

Foto: Internet

Quem tem acompanhado a vida política do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) nesses últimos seis meses deu para observar nitidamente que o parlamentar paraibano não só mudou seu visual, mas também o seu formato estratégico de como conduzir sua trajetória para alcançar a sua reeleição.

Pouco a pouco, o senador vem deixando de lado seus antigos hábitos que era o de conseguir verbas para os municípios da Paraíba, mas não visitava aqueles que eram beneficiados, como acontecera antes. Agora, já é visível seu empenho na busca de recursos para os mais diversos municípios paraibanos junto a diversos ministérios dentro desse novo governo de Lula. E uma coisa é fato: Veneziano deixou de ser apenas um mero coadjuvante da política solitária que outrora vinha praticando para se tornar um parlamentar mais presente, não só na conquista das verbas, mas sobretudo no compartilhamento com os prefeitos dos quais ele agora faz questão de ir até o município dividir da alegria com os munícipes dessas cidades.

É essa mudança de postura que se cobrava do senador Veneziano Vital, de não só conseguir o dinheiro para obras nos municípios, mas para participar junto com a população contemplada, assim como fazem tantos outros parlamentares. Agora sim parece que Vené está tomando o rumo certo, juntar o útil ao agradável, ou seja, aproveitar bem seu momento de prestígio junto ao presidente e toda cúpula do governo e acompanhar “in loco” as ações oriundas do trabalho.

Essas novas práticas tornarão Veneziano um senador praticamente reeleito, como é o desejo de seu irmão e Ministro do TCU, Vital do Rêgo Filho, quando em entrevista ao jornalista Luis Torres disse que o projeto de Veneziano seria a reeleição para o senado federal em 2026. Essa frenética disposição de Veneziano em angariar recursos para os municípios, principalmente, Campina Grande e sua terra têm sido refletidas de forma acentuada em diversas filiações de prefeitos ao MDB, seu partido, o qual é presidente estadual.

Todo esse arcabouço que o senador Veneziano Vital vem buscando conquistar é resultado da mudança de postura que ele mesmo resolveu adotar, pois saiu definitivamente do enclausuramento político de só estar em Brasília e assumiu para si toda responsabilidade de seu futuro político, e isso tem lhe tornado um Veneziano mais autêntico e dinâmico, mais próximo do povo, que é a razão maior da sobrevivência de um político que se presa.

Diante de tudo isso, vemos que essas visitas permanentes aos municípios farão com que Veneziano Vital esteja inserido em 2026 entre os favoritos para assumir novamente uma cadeira no senado da República. Para isso, basta manter essa mesma performance. Quem viver, verá!

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Polêmica Paraíba