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Opinião

Dos trilhos da maxabomba à avenida Epitácio Pessoa - Por Sérgio Botelho

A primeira ligação mais rápida para Tambaú, que aconteceu em 1908, foi por meio de um tipo de locomotiva bem rudimentar, movida a óleo, conhecida como maxabomba, que partia da estação de Cruz do Peixe, em Tambiá, aonde já chegavam os bondes de tração animal que atendiam a cidade. A maxabomba era utilizada desde a segunda metade do século XIX (mais precisamente, a partir de 1867), como meio de transporte que revolucionou a vida da gente, e a economia do Recife. Aliás, segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a locomotiva recifense se constituiu no primeiro sistema de transporte urbano sobre trilhos do país.

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opinião

Me belisca - Por Ronaldo Filho

Por aproximadamente 7 anos a operação Lava-jato ocupou as manchetes dos principais veículos de comunicação do país e recebeu apaixonados e efusivos aplausos da opinião pública. Era uma unanimidade! A força tarefa de Curitiba desbaratou o maior esquema de corrupção já visto no Brasil. Bilhões foram desviados e outro tanto recuperado a partir de acordos de leniência, delação premiada e repatriação . Estima-se e que mais de 25 bilhões retornaram aos cofres públicos.

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Opinião

O Beco Malagrida como resistência cultural e urbana - Por Sérgio Botelho

Primeiro, o personagem. O padre jesuíta Gabriel Malagrida foi um religioso nascido em Milão, na Itália, que viveu entre os séculos XVII e XVIII e viajou muito pelo Norte e pelo Nordeste do Brasil. Passou a maior parte do tempo que viveu em solo brasileiro entre o Pará e o Maranhão, mas com passagens também pela Bahia e pela Paraíba. Sua missão: catequizar índios e gente da terra em obediência a princípios cristãos.

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Opinião

Paraíba Hotel: a cidade sobe e cria novos hábitos - Por Sérgio Botelho

Quando João Pessoa assumiu a Presidência da Paraíba, em 1928, a cidade alta da capital paraibana já contava com a avenida João Machado (ostentando aparência de um boulevard), com a Maximiano Figueiredo, com a Praça da Independência (onde o novo líder do estado foi morar) e com o Parque Solon de Lucena. Tudo isso fruto da empolgante década econômica de 1920 e dos efeitos, para a cidade, produzidos pelo governo federal de Epitácio Pessoa (1919-1922), tio do novo governante da Paraíba.

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Prédio dos Correios e Telégrafos: um clássico quase centenário - Por Sérgio Botelho

Bem perto de completar 100 anos de inaugurado, o que acontecerá em janeiro de 2027, a sede histórica dos Correios e Telégrafos, esquina da Praça Pedro Américo com a rua Beaurepaire Rohan, é um dos mais belos prédios do centro tombado de João Pessoa. Servir aos Correios, por inteiro, em seus três pavimentos e numa área total construída de 6.794,34 metros quadrados, ele não serve mais. Hoje é majoritariamente ocupado por vários serviços da Prefeitura de João Pessoa, e até já recebeu nova denominação como Paço Municipal. Contudo, é de prédio dos Correios que ele continua sendo chamado pelos pessoenses, tenha a eventual serventia que tiver.

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GALDINIANA ESPECIAL: Meu amado Nordeste! – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Vez por outra, em tempos em tempos, sempre aparece um “espírito de porco” para zombar, criticar e discriminar, etc, a região mais linda e próspera do Brasil chamada NORDESTE. O povo nordestino do qual faço parte com muito orgulho, apesar de sofrido pelas circunstâncias históricas da vida e da colonização do Brasil, é um povo alegre, receptivo, trabalhador, honesto e acima de tudo um povo FORTE! O nordestino é forte por que tem caráter, dignidade e Deus no comando de suas vidas.