Copa do mundo

BRASIL NA COPA: Haverá ponto facultativo durante as partidas da seleção? Saiba a situação nas repartições públicas do Estado, de JP e de CG

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Em ano de Copa do Mundo, o brasileiro fica se perguntando se poderá não trabalhar no dia dos jogos do Brasil para assistir as partidas. Pensando nisso, o Polêmica Paraíba procurou saber das principais repartições públicas do Estado, que são o próprio governo estadual, a prefeitura municipal de João Pessoa e a prefeitura municipal de Campina Grande, como será o expediente nos jogos da seleção brasileira durante o Mundial.

No entanto, faltando ainda pouco mais de dez dias para o primeiro jogo do Brasil na Copa, que é na quinta-feira (24), o cenário ainda é de indefinição.

Em contato com o governo do Estado, por meio da secretaria de Administração, a redação do Polêmica Paraíba foi informada que ainda não há uma definição sobre o tema. A preço de hoje, o expediente será normal, mas essa situação pode ser alterada nos próximos dias.

Também em contato com a secretaria municipal de Administração de João Pessoa, a informação foi a mesma: o órgão ainda não tem uma posição definida sobre o caso mas irá se reunir em breve, e a situação pode ser alterada.

Por último, em Campina Grande, também em contato com a secretaria de Administração municipal, foi informado que não há qualquer determinação sobre ponto facultativo para os servidores. Também não existe, a preço de hoje, conversas programadas para tratar sobre o tema.

Vale destacar que, por exemplo, que o governo federal já definiu horários alternativos de expediente quando o Brasil entrar em campo. Nos dias em que os jogos forem realizados às 12h não haverá expediente; nas partidas iniciadas às 13h, o expediente será encerrado às 11h (horário de Brasília), e nos jogos que começam às 16h, os servidores trabalharão até as 14h.

Esses horários valem para os órgãos e entidades que integram a administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Por último, para a iniciativa privada, pela legislação trabalhista, os dias das partidas contam como um dia normal de trabalho. Uma eventual folga ou liberação para ver a seleção brasileira jogar deve ser negociada diretamente entre empregador e empregado.

Os jogos já confirmados da seleção brasileira nesta Copa do Mundo acontecem na quinta-feira (24), às 16h; na segunda-feira (28), às 13h; e na sexta-feira (2/12), às 16h.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba