justiça

Thiago Salvático entra com nova ação para reconhecer união com Gugu Liberato

O rapaz já havia aberto o mesmo processo em 2020, no entanto, ele desistiu de dar prosseguimento ao caso após a grande repercussão na época.

imagem: reprodução/internet

Thiago Salvático ajuizou uma nova ação para o reconhecimento de união estável homoafetiva com o apresentador Gugu Liberato, que faleceu em novembro de 2019. O rapaz já havia aberto o mesmo processo em 2020, no entanto, ele desistiu de dar prosseguimento ao caso após a grande repercussão na época.

Na nova ação ajuizada por Thiago, ele já começa explicando o motivo de ter desistido da dar continuidade no primeiro processo. Segundo o rapaz, ele precisou respeitar seus sentimentos e seus limites pessoais naquele momento, visto que o caso assumiu uma repercussão que para ele era inimaginável. Além disso, o conteúdo, que estava em Segredo de Justiça na época, foi vazado pela imprensa, o que teria causado um enorme assédio da mídia não apenas em torno de Thiago, como de toda a sua família.

Apesar de muito discretos sobre suas relações pessoais, a família de Thiago Salvático, supostamente, já saberia da relação dele com Gugu Liberado. No entanto, por morarem em uma pequena cidade da região sul do país, o assunto sempre teria sido tratado com muita discrição entre eles.

Ainda segundo os autos da nova ação ajuizada por Thiago, ainda enfrentando um luto enorme pela perda de Gugu, ele tomou conhecimento da possibilidade de desistência da ação, abrindo mão formalmente de seus direitos. Com isso, o processo acabou sendo extinto sem julgamento de mérito. Houve ainda uma apelação de Maria do Céu, mãe de Gugu, pedindo que Thiago arcasse com os honorários advocatícios, o que foi efetivamente feito por ele.

No novo pedido de reconhecimento de união estável, Thiago Salvático, que tem 33 anos e atualmente mora na Alemanha, explicou que conheceu Gugu Liberato em novembro de 2011, durante um voo, na ponte aérea de São Paulo ao Rio de Janeiro. A partir dali, eles teriam começado a conversar e, então, sua história ganhou um novo começo. O rapaz, que é formado em gastronomia, afirma que só se deu conta que estava conversando com o famoso apresentador quando o mesmo foi cumprimentado de forma mais enérgica por uma das comissárias de bordo.

Ainda de acordo com Thiago, três meses depois, após uma troca de e-mails, Gugu Liberato teria pedido seu telefone, perguntando se poderia ligar. A partir desse momento, as conversas se tornaram frequentes. O primeiro encontro legítimo dos dois teria ocorrido no sul da Itália. Em Milão, teriam se hospedado ainda em quartos separados. Acomodados no hotel, trocaram seu primeiro beijo antes de descerem para um jantar. Gugu, durante a viagem, teria deixado claro para Thiago que o relacionamento entre os dois só perduraria se fosse baseado na preservação da intimidade e da privacidade do casal, o famoso “no sigilo”.

No processo ao qual a coluna teve acesso Thiago Salvático explicou que o apresentador ainda deixou claras as razões pelas quais não queria assumir ser homossexual. Segundo o rapaz, ele chegou a ser apresentado ao motorista e as cozinheiras de Gugu Liberato quando, juntos, se hospedaram na residência do apresentador em Aldeia da Serra. A primeira noite de amor juntos aconteceu, segundo os relatos de Thiago, no Mezzatorre Hotel & Thermal Spa.

Em uma outra ocasião, em Positano, na Itália, segundo Thiago, o apresentador chegou a se engasgar e só foi salvo pela ação do companheiro, do dono do restaurante e alguns clientes. Eles queriam chamar uma ambulância, mas Gugu teria recusado ajuda médica. Thiago também insistiu que o apresentador visse um médico, mas não conseguiu convencê-lo.

Thiago Salvático contou também ter sido pedido em namoro por Gugu Liberato com direito a um quarto decorado com rosas vermelhas e brindes de champagne. Ele aceitou e ambos teriam prometido que cuidariam um do outro. O casal teria pura convicção de que o que tinham era amor.

Em um aniversário, Gugu teria presenteado Thiago com um relógio Rolex. A vida do casal era, em essência, pautada em viagens chiques, aventuras, bons jantares, hospedagens em hotéis de luxo e grandes atos de amor. Os dois também se comunicavam de todas as formas: Whatsapp, e-mail, Skype e mensagens. Além disso, dividiam detalhes da vida profissional um com o outro, sendo comum que Gugu falasse sobre suas propriedades, bens e também sobre suas angústias em relação ao período que passou afastado da televisão.

Gugu, em ato de carinho e afeto, teria encaminhado, em determinada data, um poema de Carlos Drummond de Andrade para Thiago. Ocorre, contudo, que em mensagens anexadas aos autos se torna claro que Gugu Liberato tinha verdadeiro pavor em assumir sua sexualidade para o público.

Ainda no processo, Thiago diz que tomou conhecimento da morte repentina e acidental de Gugu por meio de um telefona no dia 21 de novembro de 2019. No momento da notícia, ele revelou ter chorado copiosamente. Nesse momento, o rapaz teria voltado para o Brasil e ficado na companhia de empregados de Gugu. No próprio velório do apresentador, Thiago Salvático ficou em uma ala reservada à família, dando adeus ao companheiro com muita dor e discrição.

Esta coluna destaca que o direito ao reconhecimento de União Estável Homoafetiva Post Mortem já é reconhecido no Brasil e encontra lastro no Código Civil. O que Thiago, por sua representação legal, sustenta é que o relacionamento dos dois nunca foi clandestino, mas sim pautado em discrição por escolha de Gugu, que estava sempre na mira da mídia e temia pelo que poderia ocorrer caso se assumisse publicamente. Um dos requisitos para o reconhecimento da União Estável é a convivência pública. Ou seja, o casal deve transparecer para o corpo social que é, de fato, um casal.

Só que essa coluna chama atenção também para o fato de que esse requisito pode ser relativizado quando a união é homoafetiva em virtude de todo o preconceito e talvez esse possa ser o grande trunfo de Thiago nessa nova tentativa judicial. Trata-se de um processo turbulento em que direitos fundamentais como a vida íntima e privada colidem com o direito à publicidade. Como pedido principal, por óbvio, Thiago pleiteou o reconhecido da União Estável com Gugu, com base em documentos recheados de conversas íntimas, fotos do casal e a narrativa de uma história de amor que, segundo ele, acabara de forma trágica.

Fonte: IG
Créditos: IG