Histórico

Com 6,6 graus na Escala Richter, maior terremoto da história do Brasil é registrado

Foto: Reprodução

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou, no sábado (20), um terremoto de 6,6 graus na Escala Richter, na região Norte do Brasil. Nunca na história do país um tremor dessa magnitude havia sido registrado. O terremoto aconteceu às 18h31 pelo horário de Brasília, 16h31 no horário local.

Embora o sistema americano aponte que o terremoto tenha ocorrido em Tarauacá-AC, as coordenadas exatas do tremor apontam para uma área isolada em Ipixuna-AM.

O tremor aconteceu a 614,5 km de profundidade, o que torna praticamente impossível de ser sentido pela população. Até agora, não há registro de danos.

Nos últimos 45 anos, cerca de 96 abalos sísmicos aconteceram em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. A região registra tremores com frequência por estar próxima à Cordilheira dos Andes, que é conhecida por ter uma das maiores atividades sísmicas do planeta.

Antes desse sábado (20), o maior abalo sísmico da história do Brasil aconteceu em 31 de janeiro de 1955, em Serra do Tombador-MT, com 6,2 graus na Escala Richter.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba