Praga

AMEAÇA ÀS LAVOURAS: nuvem de gafanhotos avança e está a 130 Km do Brasil

A chegada dos insetos em território brasileiro, o entanto, depende das condições climáticas da região.

A nuvem de gafanhotos que se concentra na Argentina continua avançando e está a 130 Km do município brasileiro de Barra do Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul, segundo informações do governo argentino divulgadas nesta quarta-feira (24). A chegada dos insetos em território brasileiro, o entanto, depende das condições climáticas da região.

Conforme Héctor Medina, chefe do serviço de monitoramento do país vizinho, a nuvem também está a mesma distância da cidade de Bella Unión, no Uruguai, para onde os especialistas acreditam que os insetos vão migrar, segundo o Ministério da Agricultura brasileiro.

Apesar da falta de certeza sobre para onde se deslocará a praga, por precaução, governo do Brasil já estuda o uso de mais de 400 aviões agrícolas para controle dos insetos. A recomendação é que o combate aos gafanhotos seja feito pelas autoridades locais.

A Argentina informou que essa espécie de gafanhoto é uma praga migratória, “que não reconhece limites ou fronteiras e, em um dia, pode viajar até 150 quilômetros e, por exemplo, atravessar de uma província para outra, ou mesmo de um país para outro em poucas horas”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba