Paraíba - O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (11), às 14h, o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A ministra Cármen Lúcia será a primeira a votar no dia e terá papel decisivo: seu posicionamento pode empatar o placar ou formar maioria para a condenação.
Até agora, Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os acusados, com possibilidade de penas menores para alguns. Já Luiz Fux divergiu, absolvendo seis réus e condenando apenas Mauro Cid e Walter Braga Netto. O placar sobre Bolsonaro está em 2 a 1 pela condenação.
Julgamento e Acusações
O julgamento analisa acusações de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e crimes contra o patrimônio público. Além de Jair Bolsonaro, estão no processo figuras como Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto.
Após os votos de Cármen Lúcia e do presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, os ministros devem discutir as penas caso se forme maioria pela condenação.