SINDIFISCO-PB vai discutir a queda da arrecadação na Paraíba nos dias 1/2 de dezembro

O Fórum acontece nos dias 1º e 2 (terça e quarta-feira próximas), quando os filiados ao Sindifisco-PB estarão reunidos no Hotel Caiçara, em João Pessoa, para traçar um diagnóstico da administração tributária, com objetivo de avaliar as causas dos baixos índices de arrecadação de ICMS registrados nos últimos meses no Estado.

Vitor-Hugo-Sindifisco

Fisco discute queda da arrecadação na Paraíba

Prosseguem abertas na página www.sindifiscopb.org.br, as inscrições para o VI Fórum de Atualidades do Fisco Paraibano, evento no qual a categoria fiscal vai discutir a crise econômica e a queda de arrecadação de ICMS na Paraíba.

O Fórum acontece nos dias 1º e 2 (terça e quarta-feira próximas), quando os filiados ao Sindifisco-PB estarão reunidos no Hotel Caiçara, em João Pessoa, para traçar um diagnóstico da administração tributária, com objetivo de avaliar as causas dos baixos índices de arrecadação de ICMS registrados nos últimos meses no Estado.

A programação consta de palestras, debates e formação de Grupos de Trabalhos para as discussões. O objetivo é que dessas atividades sejam sugeridas soluções para aumentar as receitas próprias do Estado, na atual conjuntura política e financeira.

 

Conjuntura econômica e Direito Posto

 

Em mais um importante espaço de discussões das questões do Fisco e do Brasil, o VI Fórum de Atualidades contará com palestrantes da Paraíba e de outros Estados, entre os quais, o economista, professor da Unicamp e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, que vai discorrer sobre a Conjuntura Econômica Nacional. Ademir Alves de Melo, professor da UFPB, abordará a conjuntura paraibana, tendo como debatedor o presidente da FIEP-PB, Buega Gadelha.

Outro atual e relevante tema dentro do contexto brasileiro, Direito Posto e o Momento Brasileiro, será abordado pelo professor e Advogado, Delosmar Mendonça Jr.

 

Experiências do Fisco paraense

 

Embora num ano de crise, o Fisco do Pará obteve resultados positivos na arrecadação de ICMS. E é essa experiência que auditor fiscal paraense e diretor da Fenafisco, Charles Alcântara, vem compartilhar com os colegas paraibanos, no VI Fórum de Atualidades.

Em seguida, em discussão o tema Delação Premiada: do Ontem ao Hoje, sob a visão do Professor do Centro Universitário de Brasília, Advogado e Presidente da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB-DF, Rafael Thomas Favetti. Após as palestras, serão formados os Grupos de Trabalhos (GTs), cujos integrantes diagnosticarão as causas da queda da arrecadação na Paraíba e vão elencar as diretrizes para impulsionar as receitas tributárias.

 

Mesa-Redonda sobre o VI Fórum de Atualidades

 

O programa Mesa-Redonda, do Sindifisco-PB, que será realizado terça-feira (1º), das 11h às 12h, debate o VI Fórum de Atualidades do Fisco Paraibano.

Nesta edição especial da Mesa, haverá entrevistas com palestrantes do VI Fórum, que fomentarão as discussões importantes sobre a crise econômica brasileira e na Paraíba. Com transmissão ao vivo pela internet, o programa pode ser assistido no link disponível no sitewww.sindifiscopb.org.br.

 

A quem interessa o TCM?

 

Questões de interesse público que mereciam uma atenção maior por parte da Assembleia Legislativa da Paraíba são desprezadas em função da tentativa dos deputados governistas de criação do Tribunal de Contas dos Municípios, tema superado em outros governos.

A sociedade paraibana conclama que o Governo priorize necessidades urgentes da população, utilizando o dinheiro público em prol do cidadão em áreas estritamente importantes como saúde, educação, segurança pública.

A quem, de fato, interessa a criação de um TCM, quando o Tribunal de Contas do Estado, TCE, é competente nas suas atribuições de fiscalizar os gastos dos gestores?

 

Afrafep elege diretoria e conselhos

 

O Sindifisco-PB parabeniza o atual presidente e os atuais vice-presidentes da Afrafep, respectivamente, Alexandre José, Antônio Pereira e Romuldo Mayer, que foram reeleitos para mais um  mandato à frente da entidade, quinta-feira última (26).

Os associados elegeram também integrantes dos Conselhos, sendo eleito para o Deliberativo: João Rocha Araújo Sobrinho, José Pereira de Castro Filho, Wagner Lira Pinheiro, José Costa, Francisco Petrônio O. Rolim, Glauco Menezes Borges e Expedito Leite da Silva; Para o Fiscal: Luiza Marilac Guazzi, Kennedy Costa Oliveira e Marcelo Damasceno Ferreira.

Que os eleitos possam superar os desafios que a categoria tem pela frente e obtenham conquistas.