o TSE está trabalhando

Rosa Weber diz que TSE está aprendendo a lidar com 'fake news'

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral destacou o trabalho que a Corte vem desenvolvendo para lidar com boatos na internet

Rosa Weber, presidente do TSE, durante entrevista à imprensa neste domingo (7)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou neste domingo (7) que a Corte ainda está apreendendo a lidar com as chamadas “fake news”, ao ser questionada sobre o trabalho que vem sendo feito no combate a boatos disseminados na internet.

“De fato, ‘fake news’ é o assunto do momento. O que a Justiça Eleitoral está fazendo? No primeiro momento, aprendendo a lidar com ‘fake news’. Neste primeiro momento, foi compreender o que é uma ‘fake news’”, afirmou a ministra.

Em entrevista à imprensa, ela listou iniciativas tomadas desde o ano passado pelo TSE para entender o fenômeno, que disse, não é exclusivamente brasileiro. Lembrou de um seminário internacional realizado no início do ano com especialistas estrangeiros e brasileiros.

“O que o TSE está fazendo? O TSE está não está fazendo nada? Não, ele está fazendo. Primeiro, ele está entendendo o fenômeno, porque o fenômeno não é de fácil compreensão, não é de fácil prevenção, e não é problema brasileiro. Mas o TSE está atento”, disse.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, durante entrevista à imprensa neste domingo (7) — Foto:  Nelson Jr/Ascom/TSEA presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, durante entrevista à imprensa neste domingo (7) — Foto:  Nelson Jr/Ascom/TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, durante entrevista à imprensa neste domingo (7) — Foto: Nelson Jr/Ascom/TSE

Conferência dos resultados

A ministra também foi questionada sobre iniciativa de vários eleitores de fotografarem e espalharem nas redes sociais os boletins de urna emitidos nas seções eleitorais espalhadas no exterior que já encerraram a votação.

“Cada urna, no momento em que encerrada a votação, ela emite um boletim que é público, justamente para que cada eleitor possa fazer a conferência. Para isso que existem os aplicativos”, afirmou.

O próprio TSE disponibiliza um aplicativo, chamado Boletim na Mão, para realizar essa verificação. A ministra disse que a Corte apoia a “transparência e absoluta possibilidade de conferência”.

“Inclusive este ano estamos inaugurando a possibilidade que teremos junto à sala onde fazemos as totalizações aqui no TSE de representantes dos partidos políticos. Todos foram convidados”, acrescentou.

TSE faz avaliação da votação na manhã de domingo (7)

TSE faz avaliação da votação na manhã de domingo (7)

Fonte: G1
Créditos: Renan Ramalho, Luiz Felipe Barbiéri, Guilherme Mazui e Alexandro Martello