PRÉ-CANDIDATO

Professor Charliton Machado defende legado de Paulo Freire nas Redes Sociais

“Os educadores brasileiros estão na defesa da educação popular e do legado de Paulo Freire”

charlitonNo início da última semana a biografa do educador Paulo Freire no site Wikipedia foi alterada por computadores de um órgão do governo interino de Michel Temer. Entre as informações colocadas, acusaram o Patrono da Educação Brasileira de ser o autor de uma “doutrinação marxista” e o responsável por uma educação “atrasada, doutrinária e fraca”.

 

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na área de Educação, o Professor Charliton Machado falou sobre o legado de Paulo Freire através de um vídeo postado na sua página no Facebook (Professor Charliton Machado).

 

Professor do Departamento de Educação da UFPB, Charliton Machado destacou que Paulo Freire é um dos nomes mais importantes da educação brasileira do Século XX: “Seu legado é reconhecido no Brasil e em diversos outros países por onde passou. Construiu um grande projeto de mudança de educação dos jovens e adultos, e esse mesmo projeto foi muito combatido durante a Ditadura Militar. Fizeram tudo para tentar acabar com Paulo Freire, inclusive expulsando ele do país, no entanto, o Patrono da Educação Brasileira voltou ainda mais revigorado”.

 

Professor Charliton Machado lembrou que “quando voltou para o Brasil, Paulo Freire foi secretário municipal de Educação de São Paulo e realizou um grande trabalho naquela cidade”. Entre as ações desenvolvidas por Freire, e sua equipe, destaca-se a criação do Estatuto do Magistério Municipal que garantiu uma série de direitos aos professores, o restabelecimento dos Conselhos de Escola, a organização dos Ciclos de Aprendizagem nas escolas de ensino fundamental, e a ampliação de vagas para a Educação de Adultos.

 

Segundo Charliton Machado, sobre a invasão feita por um órgão federal, “aqueles que combatem Paulo Freire tentam comprometer a sua memória, mas não vão conseguir”: “Não vamos deixar isso acontecer. Os educadores brasileiros estão na defesa da educação popular e do legado de Paulo Freire”.

Fonte: Assessoria