na cmjp

"JP foi a primeira cidade a ver que a tecnologia pode trazer um novo tipo de legitimidade ao processo legislativo”, afirma criador do Mudamos

Aplicativo adotado pioneiramente pela Câmara Municipal de João Pessoa foi finalista no ‘Prêmio Empreendedor Social 2017’, promovido pela Folha de São Paulo na noite desta segunda-feira (6)

A iniciativa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) ao criar o aplicativo Mudamos, que permite a coleta de assinaturas para fazer valer projetos de iniciativa popular, ficou entre as três finalistas do ‘Prêmio Empreendedor Social 2017’, promovido pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com a Fundação Schwab na noite desta segunda-feira (6), em São Paulo (SP).

Durante os agradecimentos, o diretor do ITS Rio, Ronaldo Lemos, lembrou do pioneirismo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que foi a primeira Casa Legislativa do País a abraçar o aplicativo para smartphones e tablets.

“João Pessoa teve um papel fundamental porque foi a primeira cidade a olhar o Mudamos e ver que a tecnologia pode trazer um novo tipo de legitimidade para a gente pensar o processo legislativo no Brasil”, discursou Ronaldo Lemos. “Geralmente, quando o povo se manifesta, ele faz as coisas certas. João Pessoa abraçou isso de uma forma pioneira”, acrescentou, agradecendo ao presidente e ao 1º vice-presidente da Câmara, Marcos Vinícius (PSDB) e Lucas de Brito (PSL), respectivamente, ambos presentes na cerimônia.

Para Marcos Vinícius, a cerimônia foi uma grande oportunidade para conhecer os projetos mais eficientes no país na solução de problemas sociais, haja visto que a premiação reuniu alguns dos melhores projetos do Brasil na área. “Foi um ótimo momento para trocar experiências e saber, com detalhes, o que empreendedores de todo o Brasil têm feito para tornar o país melhor e que boas ideias podem servir para nossa João Pessoa, a exemplo do Mudamos”, comentou o presidente da CMJP.

Uma dessas iniciativas que Marcos Vinícius conheceu de perto nessa noite foi o trabalho voluntário de Valdeci Ferreira na ressocialização de presos através de uma metodologia inovadora, que lhe deu o grande prêmio da noite, o de Empreendedor Social do Ano, disputado por cerca de 160 inscritos.

Ferreira disputou o prêmio principal da noite com Bernardo Bonjean, líder da Avante, uma fintech (termo utilizado para o uso de novas tecnologias por empresas do setor financeiro para a entrega de serviços do ramo) que oferece crédito e serviços humanizados para microempreendedores desassistidos pelos bancos, e Ronaldo Lemos, com o Mudamos.

Para Lucas de Brito (PSL), a participação da Câmara de Vereadores junto ao Mudamos coroa um “tríplice pioneirismo”: “Primeiro, em 2015, com a Lei 13.041/2015 (de iniciativa do próprio Lucas de Brito), que estipula que Projetos de Iniciativa Popular podem ser feitos de forma eletrônica. Agora, com a nova gestão, encabeçada por Marcos Vinícius, que tirou a lei do papel ao adotar o Mudamos. E também foi pioneira ao realizar, em parceria com o ITS Rio, a primeira Virada Legislativa do país, cujo resultado são os projetos que colhem assinaturas atualmente no aplicativo (veja abaixo)”, enumerou o 1º vice-presidente da CMJP.

“Tudo isso só vem sendo possível devido ao empenho de cada vereador, cada servidor e da imensa rede de amigos que apoiam essa revolução através da democracia direta. O Mudamos não substitui o parlamento, mas dá legitimidade e fortalece a atuação dos agentes públicos”, conclui Marcos Vinícius.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria