CPI dos Fundos de Pensão

'Governança de fundos de pensão precisa ser melhorada', diz Efraim Filho

O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), lembrou, em sessão solene em homenagem aos 40 anos da Funcef, que os fundos de pensão foram muito prejudicados pela má gestão e os desvios de recursos

O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), lembrou, em sessão solene em homenagem aos 40 anos da Funcef, que os fundos de pensão foram muito prejudicados pela má gestão e os desvios de recursos. “Costuma-se dizer que a conta da corrupção é paga pela sociedade”, disse. “Mas, no caso do fundo de pensão, esse preço vem descontado no contracheque de aposentados e pensionistas”, afirmou.

A sessão solene havia sido proposta por Efraim, que presidiu a CPI dos Fundos de Pensão, que elaborou um novo modelo de governança destas entidades, para “que tenham mais eficiência e transparência”. “A CPI dos Fundos, diferente de muitas outras, não terminou em pizza”, celebrou. “Ela deu a dimensão da importância dessas entidades e pôde colaborar com o Ministério Público e a Polícia Federal em suas investigações”, ressaltou.

O parlamentar disse que era simbólico que a sessão em homenagem à Funcef abrisse os trabalhos legislativos no segundo semestre. “O Projeto de Lei Complementar (PLP) que regulamenta essa nova governança ainda está em tramitação e estamos trabalhando para que seja aprovado”, assegurou.

Efraim destacou que a gestão dos fundos tem ainda uma regulação confusa, pouca transparente e vulnerável. “Marco Legal deste setor é obsoleto e não se atualizou”, criticou. “Por isso a importância de aprovarmos esse PLP, para darmos maior eficiência para estas entidades e maior segurança para beneficiários, aposentados, pensionistas e trabalhadores”, argumentou.

Ainda relembrando a CPI, que representou um avanço para o setor, Efraim agradeceu a presença constante de representantes da Funcef, Postalis, Previ e Petros nas sessões da comissão. “Sem a presença e a força de vocês não teríamos conseguido avançar tanto”, reconheceu. “Foi um trabalho que, ao olhar para trás, nos dá a sensação de dever cumprido e, ao olhar adiante, a esperança de que a situação melhore”, avaliou.

O deputado também frisou a importância econômica dos fundos de pensão e seu papel no desenvolvimento do país. “Somados, os recursos destes fundos chegam perto de R$ 700 bilhões. Se bem geridos e aplicados, podem ajudar em uma transformação estruturante do país”, apontou.

Por fim, Efraim disse que os 40 anos da Funcef são um marco. “Com 40 anos ainda temos muito vigor, acrescido de experiência”, falou. “Já se pode aprender com os erros e projetar um futuro melhor”, conclui, parabenizando a entidade.

Fonte: wscom