Pesquisas

ENTENDA: Intenção de votos em Bolsonaro poderia ser ainda maior

jairbolsonaro-1

Falamos há pouco da nova pesquisa presidencial divulgada na praça, realizada pelo instituto Paraná. O grande destaque foi a excelente colocação de João Doria, com quase 10%. Mas há um outro aspecto fundamental que, como sempre, é ignorado pela grande imprensa.

O bom posicionamento de Jair Bolsonaro.

Mas poderia ser melhor. Muito provavelmente, aliás, ele teria uma margem ainda maior. Isso porque foram incluídos candidatos que não concorrerão, já declararam expressamente que não vão concorrer.

Vejam a lista geral, depois voltamos:

Lula – 23,3%
Marina Silva – 13,7%
Jair Bolsonaro – 11,9%
Joaquim Barbosa – 11,3%
João Doria – 9,1%
Ciro Gomes – 5,6%
Michel Temer – 4,3%
Ronaldo Caiado – 1,6%
Não sabe – 4,7%
Nenhum – 14,4%
Joaquim Barbosa, João Doria e Michal Temer não concorrerão à Presidência em 2018 e, somados, eles têm 24,7% do total. Quase um quarto!

E para quem iria isso?

Impossível determinar de plano, mas dá para fazer algumas observações. A primeira delas, e bem clara, é o fato de que todos os três representam forças anti-PT; ou seja, um percentual muito baixo iria para Lula.

Marina talvez fosse beneficiada – e aqui é puro chute – por parte das intenções dedicadas a Joaquim Barbosa nesse quadro, mas certamente não tudo. E Doria e Temer, definitivamente, tenderiam a transferir, em maioria, justamente para o candidato mais forte que representasse o antipetismo.

Sim, Bolsonaro.

laro, haveria também outro tucano, e isso diluiria a coisa ainda mais. Porém, como vimos na pesquisa CNT/MDA, divulgada há poucos dias e na qual ele já surge em segundo tanto na estimulada quanto na espontânea, é possível que as coisas aparecessem diferentes também no instituto Paraná.

Aguardemos, portanto, um quadro apenas com aqueles que de fato concorrerão.

Fonte: O Implicante