DESPREPARADOS: Governo do Estado coloca soldados em formação para fazer segurança no carnaval

"Esses alunos tiveram somente duas horas de aulas de defesa pessoal"

PM

O blog Polêmica Paraíba recebeu denúncia grave a respeito da Segurança Pública e a atuação durante o carnaval. Um membro da escola de formação da Polícia Militar da Paraíba, que pediu para não ser identificado por medo de represálias, fez relato sobre como é formada a equipe que atua nas ruas durante os festejos de Momo este ano.

De acordo com o “professor”, as equipes de Segurança são compostas na maioria por alunos em formação. Através de contato telefônico, o professor garantiu que os alunos não tem mais do que três semanas de treinamento: “Imagina o que é um aluno com três semanas de treinamento pegar uma arma e ir pra rua?”, questionou abismado.

O professor disse que a orientação foi do governador Ricardo Coutinho para que o contingente de homens na rua superasse as expectativas: “Se importaram com o volume, mas não com a qualidade. Alguns amigos formadores estão falando em pedir exoneração com medo do que pode acontecer, mas não tem outro meio de sustento”, desabafou.

Ele relatou ainda que nem o equipamento necessário, como coturnos e caps que são feitos sob medida para cada um, tinha chegado quando os jovens foram as ruas pela primeira vez: “ Na sexta esse material ainda não tinha chegado porque é feito em Belo Horizonte e desde o começo do treinamento até semana passada não deu tempo hábil para chegar a Paraíba”.

Por fim, o “professor” afirmou que a comprovação desta denúncia está nas ruas: “Basta você olhar para o rosto daqueles que estão fazendo a segurança do carnaval. Está na cara deles a falta de experiência e idade”, concluiu.

Confira relato na íntegra:

Alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado da Paraíba, com apenas três semanas de curso e treinamentos, foram escalados para segurança durante as festividades carnavalescas de João Pessoa, aumentando o efetivo policial no evento Folia de Rua da capital.

Esses alunos tiveram somente duas horas de aulas de defesa pessoal, táticas com bastão (sendo que 2 pelotões só tiveram 2h aulas), noções de direito e abordagem, além de educação física, quando o ideal para a mínima formação desses futuros profissionais é de aproximadamente seis meses,  tempo este que permitiria um aprofundamento maior das técnicas utilizadas na segurança publica.

Dentro desse curto período de “formação” os alunos apenas puderam ser  apresentados a algumas armas que serão por eles usadas durante seu exercício nas ruas a partir de sexta feira dia 06 de fevereiro. Caso seja necessário a utilização desse armamento, não terão terão a capacidade ideal para seu manuseio.

Para completar o caos, esses alunos serão comandados, pelos conhecidos como Cadetes”, ou seja alunos oficiais com em média de um a dois anos de curso. também sem uma formação completa ideal para o comando, sobretudo de novos alunos com apenas três semanas de curso.

O treinamento oferecido para esses alunos foram:

·         Instruções superficiais e básicas de busca pessoal;

·         Conduzir um elemento detido com a ajuda da tonfa;

·         Deslocamento e posicionamento de patrulha.

Assim serão formadas as patrulhas:

Oito alunos, sendo quatro do curso de formação de soldados e quatro cadetes do 2 ou 1 anos.

Polêmica Paraíba