Deputados federais de cinco estados confirmam participação em audiência da Comissão de Saúde

50554747-3762-4bb3-9a5d-7cf919167851

A audiência da Comissão de Saúde da Câmara Federal que será realizada em João Pessoa na próxima segunda-feira (19) terá a presença de deputados federais de cinco estados. Eles estarão ao lado de representantes paraibanos verificando as denúncias apresentadas pelo deputado federal paraibano, Wilson Filho (PTB), sobre a precariedade no sistema de saúde pública da Capital.

Já confirmaram presença os deputados Antônio Brito (PTB-BA), Zeca Cavalcante (PTB-PE), Luiz Henrique Madetta (DEM-MS), André Futuca (PEN-MA) e Luiz Odorico Monteiro (PT-CE). Entre os fatos denunciados estão à falta de médicos em 42,86% das Unidades de Saúde da Família (USF) e os problemas no atendimento e na estrutura no Hospital Ortotrauma de Mangabeira (Trauminha), onde se constatou um esgoto escorrendo dentro de uma das salas de cirurgia.

“A vinda da Comissão à João Pessoa será importante para fazermos um amplo debate sobre a situação por que passa a saúde da Capital. Todos estão convidados a participar. Queremos sair dessa audiência não apenas apontado os problemas, mas sugerindo soluções”, destacou o deputado Wilson Filho.

A visita dos parlamentares federais acontecerá em dois momentos. Pela manhã, visitarão locais de atendimento público como PSFs, Upas e hospitais. A partir das 14 horas, no auditório do Ministério Público na Capital, acontecerá uma audiência pública para se discutir a situação da saúde na Capital paraibana.

A atividade também vem sendo articulada pela Frente pelo Desenvolvimento de João Pessoa e devem participar das discussões, além de deputados e vereadores, entidades como o Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Municipal de Saúde (CMS), Ministério Público Estadual (MPPB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), sindicatos, faculdades e a população pessoense.

Assessoria