'caso Flávio'

CASO QUEIROZ: Ministros temem que novas revelações atrasem reforma da Previdência

Operação revelou que mãe e mulher de ex-PM suspeito de integrar milícia trabalharam no gabinete de Flávio Bolsonaro

Após as novas revelações do caso Fabrício Queiroz, ministros do governo Bolsonaro ouvidos pelo blog avaliam ser mais preocupantes as informações de que parentes de milicianos trabalharam no gabinete do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Nesta terça-feira (22), uma força-tarefa do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro contra milícia que age em grilagem de terras prendeu major Ronald, que foi homenageado em 2004 por Flávio Bolsonaro, que propôs uma moção de louvor a ele na Alerj.

Um dos mais próximos assessores do presidente disse ao blog que o “caso Queiroz virou caso Flávio” desde que o senador entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender as investigações.

Desde então, afirma este interlocutor do governo, a estratégia de afastar a crise do Palácio do Planalto é um “remédio que funcionou para um problema”, ou seja, para as primeiras revelações envolvendo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Porém, o “remédio” perde o efeito se o “problema” se agravar e tiver desdobramentos.

Fabrício Queiroz, ex-assessor e ex-motorista de Flávio Bolsonaro, movimentou R$ 1,2 milhão em sua conta de maneira considerada “atípica” segundo relatório do Coaf.

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro abriu procedimento investigatório criminal para apurar o caso, que foi suspenso por decisão do STF em 17 de janeiro. Quem pediu a suspensão das investigações foi Flávio Bolsonaro.
Reflexo

O que de fato importa e preocupa o Planalto é: o alcance e reflexo dessas investigações na pauta do Congresso, principalmente, porque o Planalto admite, de forma reservada, que Bolsonaro fez uma campanha com um discurso “anti-sistema”, como um outsider – apesar de quase 30 anos de Câmara dos Deputados.

Os parlamentares já haviam se incomodado com a plataforma e, agora, também de forma reservada, afirmam ao blog que não têm pretensões de fortalecer um governo que se elegeu se dizendo contra “tudo que esta aí”, uma vez que se sentiram atingidos pela definição.

Os deputados e senadores que “estão aí” vão eleger novos comandos para Câmara e Senado na semana que vem e vão dar o timing da agenda econômica.

O governo teme que a agenda da crise de Flávio interfira principalmente na reforma da Previdência, somado ao fato de que a oposição pedirá providências para aprofundar as investigações no caso Flávio.

Ministros lamentam o caso também por que Flavio era tido pelo Planalto como um dos principais interlocutores do governo junto ao Congresso, principalmente no Senado, a Casa tida como a mais difícil para aprovação de reformas.

Agora, ministros do Planalto ouvidos pelo blog dizem que Flavio precisa se concentrar na suas explicações, e mudar sua estratégia de defesa para “convencer”, evitando vincular em sua estratégia de comunicação que o que diz ser uma “campanha” contra ele tem por finalidade atingir o seu pai.

No mercado, o discurso é de que o governo mais do que nunca precisa fazer a previdência passar, já que o caso Queiroz desgastou a imagem do governo no discurso da “lisura”.

STF

No STF, dois ministros ouvidos pelo blog se disseram assustados com as revelações dos milicianos e o gabinete de Flavio.

Um deles disse que o caso é “ruim para para um início de governo voltado a moralizar”.

Fonte: G1
Créditos: G1