Raio X

Ativista, jornalista, médium e youtuber: quais são as novas caras da Câmara

Há muito tempo não se viam tantos rostos novos chegando à Câmara dos Deputados. Dos 513 candidatos eleitos na disputa de 2018, definida neste domingo (7), 243 exercerão seu primeiro mandato na Casa...

Há muito tempo não se viam tantos rostos novos chegando à Câmara dos Deputados. Dos 513 candidatos eleitos na disputa de 2018, definida neste domingo (7), 243 exercerão seu primeiro mandato na Casa. O índice de renovação é de 47,37%, número bem superior ao das últimas cinco eleições, que tiveram percentual abaixo de 40%.

Dentre as caras novas, diversas ganharam notoriedade por ativismos políticos, de esquerda e de direita. Há também quem já possua trajetória na política municipal e estadual. Em comum, todos são debutantes da Câmara.

Veja pequenos perfis de 11 novos deputados que figuraram entre os 10 mais bem votados nos cinco estados com maior eleitorado do país — São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

Joice Hasselmann (PSL) – Segunda candidata mais votada para a Câmara dos Deputados em São Paulo, com mais de 1 milhão de votos, a jornalista, de 40 anos, ganhou destaque no debate político por suas críticas ao PT e pela defesa do impeachment de Dilma Rousseff em programas de rádio e TV e em artigos de revistas. Hasselmann trabalhou em veículos de comunicação como BandNews, Jovem Pan, Veja e Record.

Kim Kataguiri (DEM) – Aos 22 anos e quarto deputado mais votado por São Paulo, é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), que se notabilizou após realizar diversos protestos a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Filho de metalúrgico e dona de casa, nasceu na cidade de Salto, no interior paulista. Começou economia na UFABC (Universidade Federal do ABC), mas abandonou o curso.

Tabata Amaral (PDT) – Nascida na periferia de São Paulo, formou-se em ciência política e astrofísica na Universidade de Harvard, nos EUA. Quando cursava o ensino médio em São Paulo, ganhou medalhas em olimpíadas de matemática, química, astronomia e astrofísica. Aos 24 anos, é ativista pela educação, fundadora do Movimento Mapa Educação e membro do movimento RenovaBR. Foi a sexta mais votada na capital paulista, com 264,4 mil votos.

Reprodução/Facebook/André Janones

André Janones (Avante) – Terceiro candidato à Câmara mais votado por Minas Gerais, com 178,6 mil votos, o advogado, de 34 anos, ficou conhecido como voz ativa na greve dos caminhoneiros de 2018, sem, contudo, nunca ter dirigido um caminhão. Ele aparecia no meio da BR 365, entre Ituiutaba e Uberlândia, em vídeos que atingiam milhões de visualizações nas redes sociais.

Áurea Carolina (PSOL) – Com bandeiras como o combate ao racismo e em defesa dos direitos das mulheres, foi a quinta deputada mais bem votada, com 162,7 mil votos. Em 2016, elegeu-se também a vereadora mais bem votada de Belo Horizonte (MG). Agora, aos 34 anos, ficou na quinta colocação em seu estado, com 162,7 mil votos. É socióloga e cientista política pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Helio Negão (PSL) – Uma das novidades na Câmara, ele é afilhado de Bolsonaro, o candidato mais votado pelo Rio de Janeiro, com 345.234 votos. Subtenente do Exército, e com 49 anos, fez várias aparições ao lado de Bolsonaro no período de campanha, em fotos e vídeos, o que lhe rendeu popularidade. Ele já havia tentado sem sucesso vagas no Congresso e na Câmara de Nova Iguaçu.

Flordelis (PSD) – Outra cara nova na bancada do Rio na Câmara, ela é pastora evangélica e cantora gospel. Tem 55 filhos (quatro deles são biológicos) e um instituto que acolhe crianças e adolescentes de rua. Sua história virou filme: “Flordelis: Basta uma palavra para mudar (2009)”. Tem 57 anos.

Otto Alencar Filho (PSD) – Uma das novidades pela Bahia é o administrador soteropolitano, de 41 anos, herdeiro do senador e ex-governador do estado Otto Alencar. Ele foi o segundo deputado federal mais bem votado no estado, com 185.428 votos.

Dayane Pimentel (PSL) – Braço-direito de Jair Bolsonaro na Bahia, a professora de 32 anos é presidente do PSL no estado e do PSL Mulher Nacional. Nascida em Feira de Santana, ficou conhecida por vídeos em redes sociais apoiando Jair Bolsonaro e atacando o PT. Professora Dayane foi a quarta mais votada para a Câmara dos Deputados na Bahia.

Marcel Van Hattem (Novo) – Campeão de votos para a Câmara Federal no Rio Grande do Sul, aos 32 anos, é um político crítico da esquerda e que se define como liberal. Aos 18, foi eleito vereador de Dois Irmãos, no Vale do Sinos. Após ser eleito suplente para a Assembleia Legislativa do RS em 2016, assumiu uma vaga no legislativo estadual, onde defendeu o projeto de lei Escola Sem Partido.

Marlon Santos (PDT) – O médium de 43 anos possui trajetória na política, mas chega pela primeira vez ao Congresso Nacional. Ele já foi deputado estadual do Rio Grande do Sul e prefeito de Cachoeira do Sul, sua cidade natal. Ficou conhecido na cidade aos 22 anos porque dizia ter um poder mediúnico capaz de curar doentes. Colocou-se na sexta posição entre os mais votados para a Câmara dos Deputados no Rio Grande do Sul, com 116,4 mil votos.

Fonte: Bol
Créditos: Bol