Adriano Galdino participa de inauguração de Escola Técnica em Mamanguape

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, participou na manhã desta segunda-feira (09) da inauguração da Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape - João da Matta Cavalcanti de Albuquerque. A solenidade, que abriu oficialmente o ano letivo de 2015, foi considerada um evento histórico devido à presença dos três poderes estaduais em prol da população paraibana. A obra foi executada com valores da ordem de R$ 9,3 milhões provenientes de recursos federais e do Tesouro da União.

Adriano-Galdino-3-300x225

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, participou na manhã desta segunda-feira (09) da inauguração da Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape – João da Matta Cavalcanti de Albuquerque. A solenidade, que abriu oficialmente o ano letivo de 2015, foi considerada um evento histórico devido à presença dos três poderes estaduais em prol da população paraibana. A obra foi executada com valores da ordem de R$ 9,3 milhões provenientes de recursos federais e do Tesouro da União.

Na chegada ao local da solenidade, Adriano Galdino destacou a importância da escola para os mais humildes e para a região do Vale do Mamanguape. “Além de tecnologia, uma escola desse porte traz inclusão social e conhecimento à região. O governo do Estado está investindo neste setor da educação e o ensino técnico profissionalizante é o segredo para alavancar uma região como esta”, comentou.

Diante das autoridades presentes como o ministro da Educação Cid Gomes, o governador Ricardo Coutinho, além do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB), Marcos Cavalcanti e autoridades de segurança pública e militar, o presidente da Casa Epitácio Pessoa elogiou o dialogo frutífero entre os poderes e pediu atenção ao município de Pocinhos. O ministro Cid Gomes, que discursou em seguida, afirmou que atenderá ao pedido do deputado.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, também destacou a união dos poderes e destacou a escola técnica como aliada ao acesso à universidade. “Várias escolas já estão oferecendo ensino profissionalizante. Isso é tornar a escola útil, pois o ensino médio, sozinho, como estratégia para entrar em uma universidade, acaba sendo insuficiente. Pra mim é uma honra inaugurar uma escola como esta e, pela primeira vez em quatro anos, ter a presença dos três poderes reunidos”.

Em um discurso emocionado, o presidente do TJ-PB, que é filho da terra de Mamanguape, agradeceu a homenagem feita ao pai, João da Matta Cavalcanti de Albuquerque e saldou os conterrâneos. “É com muita emoção que recebo, com minha família, a maior homenagem já outorgada a um Cavalcanti de Albuquerque na sua própria terra”.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, destacou que a escola técnica foi planejada para atender às necessidades da região desde a escolha dos cursos oferecidos. “Os alunos que estudarão aqui poderão trabalhar após sua formação e gerar desenvolvimento para a região já que os cursos foram escolhidos em função da demanda do setor produtivo e das necessidades da comunidade local”, afirmou.

Para o deputado Gervásio Maia, a entrega do equipamento é mais um fruto da parceria entre o governo do Estado e o Governo Federal. “Este equipamento é muito importante não só para o município, mas para todo o Vale do Mamanguape e município circunvizinhos. Estamos felizes e garantimos que tudo que chegar na Assembleia que possa permitir a entrega de uma obra como esta, vamos dar agilidade ao processo”, pontuou.

Hervázio Bezerra reiterou as palavras de Adriano Galdino e afirmou que o ponto marcante da solenidade foi a presença dos três poderes. “Vivíamos um distanciamento muito grande já que o antigo presidente da Assembleia queria prejudicar o governador e, consequentemente, a Paraíba. E hoje, nesta data histórica para todos nós, temos um novo presidente na Assembleia que será parceiro do Estado e com certeza teremos dias mais profícuos”.

Também marcaram presença no evento, os deputados estaduais Zé Paulo, Gervásio Maia (PMDB), Hervásio Bezerra (PSB), João Gonçalves (PSD), Buba Germano (PSB), Jeová Campos (PSB), Ricardo Barbosa (PSB) e Genival Matias (PTdoB). Os deputados federais Damião Feliciano (PB) e Domingos Neto (CE) também participaram da solenidade acompanhando a comitiva do ministro da educação.