Queda de Dilma e crescimento de Aécio não alteram cenário

 

Por Murillo de Aragão

Apesar da queda de 3 pontos percentuais registrada por Dilma Rousseff (PT) somado ao crescimento de 4 pontos obtidos por Aécio Neves (PSDB) na nova pesquisa Ibope, o cenário de polarização entre Dilma x Marina Silva (PSB) se mantém. Mesmo que a candidata do PT ainda lidere a simulação de 1o turno, a distância para sua principal adversária caiu de 8 para 6 pontos.

Na simulação de 2o turno, considerando a margem de erro (2%), Marina e Dilma continuam tecnicamente empatadas. No entanto, a vantagem em favor da candidata do PSB aumentou de 1 para 3 pontos. Marina, além de manter-se numericamente à frente, conseguiu conter a redução da distância para a candidata do PT, que chegou a cair de 9 para 1 ponto no período de 25/08 a 08/09.

 

Um fator que continua prejudicando Dilma no 2o turno é seu índice de rejeição (32%), o maior entre os candidatos. Aécio é rejeitado por 19% e Marina por apenas 14%. Nota-se que do 1 o para o 2o turno, Marina consegue atrair a maior parcela dos eleitores do PSDB (dos 19% que declaram voto em Aécio no 1oturno, 13% migram para Marina no 2o).

A melhora dos indicadores de Aécio Neves também se refletiu na simulação de 2o turno. Embora ele ainda fosse derrotado por Dilma Rousseff, seu desempenho melhorou. A vantagem de Dilma caiu de 15 para 7 pontos.