O ´sim´ fica para 2014

Arimatea Souza

foto

Sede

O volume consumido pelos brasileiros de água mineral saltou de 4,7 bilhões de litros em 2002 para mais de 10 bilhões de litros no ano passado, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais.

Noutras palavras: em menos de uma década, o consumo per capita subiu de 45 litros para 132 litros.

Nordeste

Alguns Estados puxaram esse crescimento, conforme o jornal Valor Econômico: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Tilintar

O faturamento do setor também pulou: entre 2007 e 2011, passou de R$ 870 milhões para R$ 2,1 bilhões.

O detalhe

Há no mercado de água mineral 422 marcas de 589 empresas, que empregam 40 mil pessoas.

´Bota fora´

“Depois de todas as atrocidades, de falsificar atas partidárias e dizimar dirigentes do PT, tudo isso não poderia ficar impune”.

Foi o que disse o suplente de deputado estadual Peron Japiassu acerca do desligamento do PT/CG do ex-presidente Alexandre Almeida.

´Pau mandado´

Peron sublinhou que Alexandre “estava a serviço do grupo do PMDB de Campina (Vital Filho e Veneziano)”.

Presidência

A Executiva do PT/CG se reúne na 2ª feira para deliberar os novos rumos do partido.

Provavelmente Peron assumirá o comando da legenda na cidade.

Protocolo

O vereador Ubiratan ´Bira´ Pereira, líder do Governo na Câmara pessoense, deu entrada na Justiça Eleitoral num pedido de desfiliação do PSB ´por justa causa´.

´Namoro´

O ex-vice-prefeito campinense José Luiz Júnior (PMDB) inicia entendimentos para se filiar ao Partido Ecológico Nacional, presidido no Estado pelo deputado-presidente Romero Marcelo.

O detalhe

A ´ponte´ atende pelo nome de deputado Carlos Dunga (PTB).

Outro lado

Com relação ao registro, na edição de ontem, sobre a fiscalização feita pela Promotoria da Saúde nas instalações do Hospital Dr. Edgley, o seu diretor Edgley Maciel Lacerda remeteu uma resposta, que segue topicamente.

Prazo

“Reconhecemos a existência de pendências junto à Vigilância Sanitária, que não são tão “graves” assim.

A Promotoria de Saúde nos concedeu um prazo de 180 dias para sanarmos os problemas. A rede hospitalar de Campina enfrenta problemas que não são de hoje, principalmente financeiros.

Ajuda

“O poder público deveria ajudar a rede hospitalar melhorando o atendimento prestado; deveria chegar junto aos hospitais e perguntar sobre o que eles estão precisando para melhorar tal atendimento. É muito fácil apontar erros, quando não se tem condições. Em contrapartida, a sociedade também deveria ajudar o hospital nesse momento difícil”.

Da boca de…

“… O PMDB da Paraíba tem primeiro que cuidar da sua casa. É um partido que tem todas as condições de lançar o seu candidato a governador…” (senador Vital Filho).

´Tucano´

O senador Cássio concedeu uma entrevista ontem a este colunista.

Um dos temas foi a sucessão 2014. Confira alguns trechos.

Direção do PSDB

“Particularmente acho que o partido está sendo muito bem conduzido (na Paraíba) por Ruy Carneiro, que é dedicado, competente e preparado. Tem méritos para exercer essa atribuição e vem fazendo um trabalho muito diferenciado. Eu, particularmente, não vejo nenhum problema em ter Ruy mantido à frente do partido.

Tese de Ruy

(candidatura própria a governador) “É muito natural que o presidente de qualquer legenda defenda candidaturas do próprio partido. Ele faz isso de forma compreensível.

Desejo pessoal

“Ocorre que a posição de Ruy não é necessariamente a posição do partido. Eu, particularmente, defendo a manutenção da aliança com Ricardo Coutinho. O ano que vem é o momento próprio para que essa decisão seja tomada. E aí teremos duas teses: a da candidatura própria e a da aliança com o PSB, rigorosamente como ocorreu em 2010”.

Melhor trilha

Ainda Cássio: “A tese da aliança venceu por uma série de fatores. Um dos principais foram os espaços que nós conseguimos na composição da chapa para fortalecer o PSDB. Em 2014 deverá ocorrer a mesma coisa. Vai depender das conversas com o PSB e o governador. Eu concordo com Ricardo, quando ele diz que essa discussão deve ficar mais à frente (…) Mas acho que o melhor caminho é a manutenção da aliança”.

´Boqueirão´ – um açude no ´piloto automático´…