Arimatea Souza

Vacilo nas alturas

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) confirmou ontem, na ´Campina FM´, a hipótese cogitada no sábado por APARTE: o acidente com a aeronave que conduzia o governador Ricardo Coutinho para Campina, na sexta-feira, foi provocado por falha humana (piloto).
– Poucas pessoas conhecem a pista do Aeroclube de Campina. E por mais que um piloto seja experiente, existe um receio de pousar em um local que não se conhece. A região tem muito vento. A primeira tentativa de voo foi frustrada. Na segunda tentativa de pouso, o piloto esqueceu-se de baixar o trem de aterrissagem. O piloto era experiente, mas era a primeira vez que ele viajava com o governador. Foi uma falha humana natural. Graças a Deus só houve danos materiais – relatou Rômulo.

Na mídia

O jornal O Globo repercutiu, no final de semana, a entrevista que Ricardo Coutinho concedeu a este colunista poucos minutos após o acidente.

Adubo
Em outra entrevista radiofônica, ontem, o vice comentou que o governador “tem me estimulado” – para participar ativamente do processo eleitoral de 2014 – “e sido extremamente correto comigo”.

Gradação
Gouveia enfatizou que apesar de estar acumulando crescentemente manifestações de apoio à disputa de uma vaga para o Senado, ano que vem, “avisei a Ricardo que o projeto maior é a reeleição dele”.

Afinados
Rômulo declarou que nesses dois anos de convivência com RC no governo “não houve nenhum arranhão” entre eles.

´Pente fino´
A Corregedoria Nacional de Justiça inicia amanhã uma correição no Tribunal de Justiça da Paraíba com foco no setor responsável pela gestão de precatórios, conforme divulgou APARTE no final de semana.

´In loco´
O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, vem pessoalmente acompanhar os trabalhos.

Foco
A equipe técnica do CNJ vai verificar o repasse dos valores devidos pelo governo estadual para pagamento dos precatórios e o cumprimento, pelo TJPB, da ordem cronológica de pagamento.

Degrau
O açude de Boqueirão, que abastece a Grande Campina, caiu do patamar de 60% de sua cota máxima.
Estava ontem com 58,6%, ou seja, 241 milhões 311 mil m3 d´água.

Legado
O vice-prefeito campinense Ronaldo Cunha Lima Filho afirmou que “a verdade é que a situação da PMCG é bem pior do que imaginávamos. É terra arrasada mesmo. Assombroso o que fizeram. Imoral e inadmissível”.


Desautorização

A secretária de Comunicação do Estado, Estela Bezerra, esclareceu que “nenhum secretário tem a condição de avaliar outro”, numa referência às declarações de Aracilba Rocha (Finanças) sobre o seu colega Lúcio Flávio, do Gabinete Civil, considerado “menos competente” do que o ocupante do cargo no Governo Maranhão.

Quem apita
“A competência ou a lisura de cada secretário é medida pelo seu desempenho. A avaliação é do governador”, acrescentou a responsável pela Secom.

Artilharia
“Mesquinha, irresponsável, míope, revanchista, aética”.
Eis os conceitos emitidos pelo professor Flávio Romero Guimarães, ex-secretário de Educação de Campina, acerca de sua sucessora, Verônica Bezerra.

Entrega
A Secretaria de Educação do Estado anunciou que ainda este semestre vai entregar um livro eletrônico (tablet) a todos os alunos da rede estadual de ensino que estiverem cursando o 1º ano do nível médio, assim como a todos os professores do ensino médio.

Na pauta
O TJ da Paraíba deverá apreciar amanhã o mandado de segurança do deputado Hervázio Bezerra, líder do Governo na Assembleia Legislativa, contra o arquivamento da mensagem do Executivo que solicitava autorização legislativa para dar aval à rolagem das dívidas da Cagepa.

Situando
Hervázio defende que os 19 votos obtidos em plenário foram suficientes para a aprovação da mensagem.

Da boca de…
“… Pena alta não resolve nada. O sujeito fica amargurado e sai da prisão pior do que entrou…” (juiz Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Contestação
O ex-prefeito campinense Veneziano remeteu à Coluna uma longa correspondência a respeito da edição de domingo. Será publicada numa das próximas edições.
Aliança no cardápio

Foi pra lá de descontraído – e produtivo para os interesses de ambos – o encontro ocorrido no final de semana entre o deputado-presidente Ricardo Marcelo (PEN) e Veneziano, na residência do primeiro.
A aproximação tem como argamassa a repulsa que ambos nutrem por Ricardo Coutinho.
A convergência de forças para buscar inviabilizar o projeto de reeleição de RC começou a ser intensificada a quatro mãos.


Por onde anda e o que faz  Luciano Agra?…